sábado, 17 de janeiro de 2009

Apresentação ao Distinto Público


Como apresentar um blog novo no meio deste oceano de blogs na web? Como motivar alguém a procurar justamente este aqui? Não tenho a resposta correta. Só tenho a afirmar que passei por muitas experiências interessantes na vida, para o bem e para o mal, sempre permeadas pelo fascínio que a artes em geral me inspiraram, muitas vezes um grande bálsamo para minhas dores, principalmente o Cinema, MPB, Literatura, Teatro e num grau mais diletante, as Artes Plásticas.

Assim criei este blog para passar a todos os interessados meu testemunho sobre a vida e a arte, a arte e a vida. Claro que tudo filtrado pela minha visão pessoal. Daí o nome do blog ser “Pela Luz dos Meus Olhos”. Não entendam, por favor, que daí saia uma visão de uma pessoa que se julgue iluminada. Nada disso (carrego comigo minhas trevas também, pois conforme Baudelaire “quando expulso meus demônios meus anjos também vão embora...”.). A intenção do blog é dar a entender minha visão pessoal mesmo. Certa ou equivocada. Profunda ou superficial. Pertinente ou inapropriada. Oportuna ou intrusa. Ousada ou tímida. Clara ou labiríntica. Etc... A todas estas minhas perplexidades cabe ao leitor decidir por sua conta e risco, qual o seu veredito. De minha parte garanto que procurarei antes de tudo ser o mais sincero, o mais íntegro, em relação à exposição de minhas idéias e impressões, por mais polêmicas que sejam, por mais que as palavras sejam escorregadias para expressar com intensidade o que pensamos e sentimos.

Há uma parte em que vocês poderão se comunicar comigo. Claro que podem discordar à vontade, mas dentro de certo bom senso de educação mínima. Reservo-me o direito de deletar comentários que julgar ofensivos a mim ou a outros.

Poderia escrever mais, mas prefiro ir à prática do blog. É um grande clichê paulocoelhiano. Mas não há como evitar aqui: o caminho se faz é ao caminhar. Caminhemos então....

Obs: A imagem que ilustra este post é do filme “Luz Silenciosa” de Carlos Reygadas, um dos mais belos filmes que assisti nos últimos tempos.

Nelson Rodrigues de Souza

10 comentários:

  1. Caro Nelson,

    é um prazer inaugurar os "posts" de seu novo e, espero, refrescante blog. Parabéns pela iniciativa e espero que seja atualizado constantemente.
    Muito importante você deixar claro que as assuntos serão abordados com sua visão muito particular, ainda que seja - como algumas vezes será - equivocada, superficial, inapropriada, etc.
    Quero acrescentar apenas que um nome mais sucinto para o blog seria mais eficaz neste turbilhão de informações que é a Internet. E a sua falsa modéstia, afinal, todos que o conhecem sabe que você é realmente iluminado :)
    Aguardo os próximos "posts" para ficar perplexo. Um abraço !

    ResponderExcluir
  2. Nelson,

    Finalmente um lugar onde eu possa encontrar seus textos. Certamente encontrarei também muita arte, paixão e polêmica, muita sinceridade, ousadia e humor. E que venham as perplexidades, mas sempre com o poder de nos mover para frente e para a luz.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Nelson!

    Finalmente você achou o lugar adequadíssimo para exorcisar seus demônios. Pode ter certeza de que lhe será mais útil que uma cromoterapia. Hehehe!!!

    Desejo-lhe sucesso nesta nova e acertada opção.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Nelson, que bom compartilhar da "luz de seus olhos" como mais freqüência! você que aparece sempre na minha caixa quando as coisas estão turvas e todo mundo está perplexo ou embarafustado em mil vias de discussão... antes, vivia reenviando suas mensagens, agora, posso indicar um blog favorito1 abçs Victor H. Pereira

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo lançamento do blog.
    Desejo muito sucesso e muitas polêmicas, como você gosta...

    ResponderExcluir
  6. Nelson querido,
    muito feliz em te ver aqui.
    q vc tenha todo o espaço e tempo para compartilhar com a gente essa tua caminhada e esse teu olhar.
    muita luz!
    bjs.
    David.

    ResponderExcluir
  7. A vida é assim: A pessoa nasce, cresce e, atualmete só se sente sujeito depois que descobre um meio próprio de se expressar e "banca" a exposição.
    Atualmente ninguém está "bancando" nada. Estão todos tentando se manter sobre seus muros...muros esses nada estruturados...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Nelson,
    Fico feliz em saber que agora voce tem um canal próprio para expressar suas idéias, cultura e sentimentos!
    Desejar-lhe SUCESSO é pouco!
    Luiz Paes.

    ResponderExcluir
  9. Nelson,
    Nada mais significativo para abrir a apresentação do seu blog do que essa foto de “Luz Silenciosa”. Bela escolha! Eu, que já acompanho há algum tempo o seu olhar, reflexivo e sensível, sobre a sétima arte, terei agora a grata oportunidade de vê-lo iluminando outros temas.
    Ruja como o leão da Metro ao trazer à luz as suas perplexidades. Um dos males do mundo moderno é a indiferença. Não podemos deixar, nunca, de ficar chocados, indignados, surpresos, comovidos ... perplexos. Afinal, somos humanos.
    Parabéns pelo blog! Te deixo na companhia de Fernando Pessoa:
    “O meu olhar é nítido como um girassol.
    Tenho o costume de andar pelas estradas
    Olhando para a direita e para a esquerda,
    E de vez em quando olhando para trás...
    E o que vejo a cada momento
    É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
    E eu sei dar por isso muito bem...
    Sei ter o pasmo essencial
    Que tem uma criança se, ao nascer,
    Reparasse que nascera deveras...
    Sinto-me nascido a cada momento
    Para a eterna novidade do Mundo...”
    Abraços.
    Gina Louise

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nelson
    Parabéns pelo blog! Bom poder compartilhar do seu talento e da sua sensibilidade - não fosse da sua amizade. Ainda bem que o mundo virtual não é só imagem. Abs, Acyr.

    ResponderExcluir