terça-feira, 6 de julho de 2010

Boa Pessoa Dorme Mal





Boa Pessoa Dorme Mal

Quando ouvi de meus próprios lábios não a melodia a que estava acostumada e sim esse surpreendente “eu-só-gravo-se-puder-escolher-todas-as-músicas-e-ponto-final”, eu pensei que o mundo houvesse explodido já naquele momento e nada mais teria importância dado que havia jogado fora a chance que há anos andava acalentando! Era a sinceridade de um instante rompendo com as regras de um eterno jogo de cartas marcadas, o qual poderia ajudar-me a passar todas as manhãs, tardes, noites na pasmaceira própria das vidas anódinas, mas em hipótese alguma contribuiria para a minha corrida particular, com um só participante e mesmo assim sem vitória garantida: a busca desse espanto que atende pela alcunha de felicidade.

Com essa, esses Mefistófeles travestidos de Mecenas não contavam: a estrelinha mambembe, que por descuido foi incluída na trilha sonora de uma novelinha dessas aí e surpreendentemente suplanta os medalhões e pratas da casa, caindo literalmente, mas no bom sentido, na boca do povo ( dado que cantam sem parar o seu cavalo de batalha primeiro e único) é convidada para gravar um CD com o máximo de requinte de produção e o que faz?Recusa-se a... se...

Os semblantes estupefatos daquelas feras, esta tarde, diante da minha ousadia, é algo que até agora ressurge diante de mim tal qual uma miragem. Confesso que morri e ainda tremo de medo, mas se eu não arriscasse não poderia agora neste quarto de hotel, atendendo a um pedido-ameaça deles, tentar preparar uma lista das dez faixas que pretendo gravar. Tenho de apresentá-las logo pela manhã, caso contrário eles desistem da empreitada. São umas velhas-raposas! Estão crentes que eu vou me complicar toda e não conseguirei colocar-lhes nenhuma proposta concreta. Pois sim...

Meu Deus! Não é que a minha cabeça agora está tão confusa que só sabe precisamente aquilo que não quer: algo tecnopop tal como essa que gravei e que eles querem me impingir atualmente. Senti curiosidade em saber como interpretaria tal ritmo do momento, não tenho nada contra, mas decididamente não é a minha!

Aqueles safados poderiam dar-me mais tempo, mas querem que eu escolha às pressas para depois me pulverizarem delicadamente, explorando os pontos fracos.

“Lutar... Lutar... Lutar... pra gente ser feliz... cantar... cantar... cantar... como a gente sempre quis.”

Mas lutar como, cantar o que?

Uma música do Djavan? Sim, eu não tenho medo do lugar comum. Encontraria uma daquelas com bastantes sinestesias, não importa que sentido “mais profundo” elas tenham. Mas se me perguntassem depois o que elas significam? Que diria eu? Que apenas as sinto e isso basta! Ficarão convencidos?

Caçar numa arca perdida uma subestimada canção do Lupicínio não seria nada original, mas não seria ótimo? “Felicidade não vá embora... não! Não vá...”

Uma canção da maravilhosa Piaf agora não seria encarada como o máximo do oportunismo? Uma música do Chico já algum tempo gravada, mas não tão badalada, como Soneto, por exemplo-“Por que me descobriste no abandono?” – não é uma boa pedida? Procurar um nordestino de talento como Geraldinho Azevedo e fazer um ótimo exercício vocal com Bicho-de-Sete-Cabeças seria visto como óbvio paternalismo?

Gravar o que era considerado a vanguarda paulista: Arrigo, Itamar, etc.....não seria a modernidade já com gosto de café-requentado? Não seria pedante demais?

Ah! Sim... uma sublime obra-prima do Caetano: Terra – “Por mais distante o errante navegante. Quem jamais te esqueceria”. Não seria minha interpretação uma heresia, uma caricatura? “Eu preciso aprender a só ser” do Gil, não seria uma boa? Gil & Caetano não seria o óbvio ululante? Mas e daí? Se todos assim pensassem o que seria deles?

Será que o Paulinho da Viola não tem outras músicas no estilo de Sinal Fechado? Se as tem por que não as grava? Essa música é a minha cara! Regravá-la agora depois de interpretações já antológicas não seria uma temeridade?

Meu Deus! Se não me cuidar e continuar me descabelando deste jeito acabo materializando a própria cantora careca! (aquela que ainda usa o mesmo penteado!).

Estou já esgotada e não tenho nada decidido ainda! Nenhuma certeza. Preciso acalmar-me e raciocinar com clareza. Não posso permitir que minha emoção ponha por água abaixo meu sonho. Amanhã tenho de expor-lhes com concisão as minhas idéias. Caso contrário me fulminarão com o maior desprezo e impiedosa razão. Deixa eu tomar mais uma dose de whisky para ver se me acalmo!

Por que que eu tinha de vir sozinha para o Rio de Janeiro? Nenhum amigo para me suscitar qualquer idéia que seja. Mamãe está tão longe, não pode soprar-me nem uma canção de ninar.Tudo e todos tão distantes!

Mas vamos ligar esse rádio pra ver o que ele me sugere: “ Oh! Oh! You are the sun. You are the rain, baby. Oh! Oh!”

Vamos girar isso aqui: “Menino Deus, do corpo azul dourado. Quando tua luz se acende a minha voz comporá tua lenda. E por um momento haverá mais futuro do que jamais houve.”

Sim! Por que não! É isso aí! Gravarei uma antologia da MPB que fale direta ou indiretamente de Deus. Por que não?

Está tudo muito claro na minha frente:

1-Se Eu Quiser Falar Com Deus – Gilberto Gil

“Tenho que lamber o chão dos palácios,

dos castelos suntuosos do meu sonho”.

2-Sobre Todas as Coisas – Chico Buarque / Edu Lobo

“Ou será que o deus

que criou nosso desejo é tão cruel

mostra os vales onde jorra o leite e o mel

e esses vales são de Deus”.

3-Menino Deus – Caetano Veloso

“Quando a flor do teu sexo abrir as pétalas para o universo”

4-Paixão e Fé – Tavinho Moura / Fernando Brandt

“Velejar, velejei

no mar do senhor

lá eu vi a fé e a paixão

lá eu vi a agonia da barca dos homens”.

5-Há um Deus – Lupicínio Rodrigues

“Há um Deus sim

e esse Deus há de ouvir a minha voz”

6-Azul – Djavan

“Eu não sei se vem de Deus

ou virá dos olhos seus

essa cor que azuleja o dia”.

7-Esotérico

“Se eu sou algo incompreensível

meu Deus é mais que um.... que dois...

que dez milhões.”

8- Pele – Caetano Veloso

“Deus deseja que a tua doçura

que também é a dele

se revele mais pura na sua pele”.

9-Partido Alto – Chico Buarque

“Deus me fez um cara fraco desdentado e feio

pele e osso simplesmente quase sem recheio”.

10-Saudosa Maloca – Adoniran Barbosa

“Deus dá o frio conforme o cobertor”.

O que os produtores vão achar pouco me importa! Ou saí esse CD ou nada feito! São essas dez mesmo! Sem tirar nem por!Existe algo cabalístico em tudo isso que não posso alterar de jeito nenhum! Se eu pesquisasse mais, até encontraria jóias menos conhecidas. Mas os primeiros filhos que nasceram são esses e não tenho mais o direito de abandoná-los. Chega de almanaques! Quero um disco com unidade temática! Diferentes visões, diferentes referências, mas todas belas e sublimes. Agora é só me acalmar, ir deitar, que já é madrugada!

Esses críticos que não me venham com essa artimanha de que “eu vendi a alma ao diabo para conseguir o meu primeiro sucesso e agora ele está me cobrando”, caso eu fracasse.

Por que meu Deus, eu estou tão nervosa ainda! Suando frio. Tenho que descansar... descansar... Essa ansiedade é terrível. Esta minha insônia crônica! Preciso estar bem disposta amanhã para rechaçar aquelas aves de rapina. Deixa eu tomar meu sonífero. Este que me receitaram me parece um tanto fraco. Deixa-me tomar mais um... Um não... dois! Três! Quatro!Ou mais? Preciso repousar urgente! “Agora sou uma estrela... Agora sou uma estrela”.

http://i.s8.com.br/images/dvds/cover/img9/21330999_4.jpg

http://grupo8ano.files.wordpress.com/2009/05/deus_21.jpg

http://radioboanova.com.br/clubeamigosdaboanova/wp-content/uploads/2010/01/Elis+Regina1.jpg

Nelson Rodrigues de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário