segunda-feira, 30 de março de 2009

O Choque da Desordem Oficial- “C'est arrivé près de chez vous”



Uma imagem vale mais do que mil palavras. Tente dizer isto sem palavras...” Ok! Mas há ocasiões especiais em que uma imagem ganha uma conotação tal que realmente vale mais do que mil palavras. É o caso da foto da Revista Carta Capital de 1 de abril de 2009, Nº 539, publicada em “Retratos Brasileiros”, com foto de André Teixeira, O Globo, sobre um flagrante de conflitos entre policiais e bandidos no Rio de Janeiro, exposta acima, que resume à perfeição como violência oficial sem limites e pudor, num extremo desnecessário e delituoso, por exorbitarem de suas funções, pode gerar ódio e violência, numa espiral de vingança infinita.  Depois ainda tem gente que acredita que José Padilha exagerou em “Tropa de Elite”...

Na segunda feira, 23 de março, traficantes em fuga da Ladeira dos Tabajaras invadida por bandidos da Rocinha desde sábado (o que se comenta é que querem ficar mais próximos de seus clientes, talvez, quem sabe, por poder economizar no “salário” dos “aviões”...), espalharam pânico pela Zona Sul do Rio de Janeiro, com conflitos em Copacabana, Fonte da Saudade (Lagoa) e no Humaitá, onde moro.O saldo foi cinco criminosos mortos e cinco feridos em conflitos com a PM. Houve troca de tiros de 30 bandidos com a PM na Rua Casuarina na Fonte da Saudade (perto de casa também) e no Humaitá cinco funcionários de uma obra foram feitos reféns e depois libertados após intervenção do comandante do 23º BMP do Leblon. Um vigia no Humaitá foi baleado. No início da noite um tiroteio na esquina da Santa Clara com Toneleros levou pânico em Copacabana. Li tudo isto em O Globo de 24 de março, terça feira. O comentário vem de conversas com as pessoas comuns como eu...-

A pergunta que não pode calar: E AS BALAS PERDIDAS? Podemos nós, cidadãos comuns, termos nossas vidas colocadas seriamente em risco, sermos baleados por este conflito como se fizesse parte da ordem natural das coisas? Até quando o Presidente, o Ministro da Justiça, o Ministro da Defesa, nosso Governador, nosso Prefeito, nosso Secretário de Segurança, Oficiais da PM, vão colocar impunemente nossas vidas em risco nesta guerra civil que o Rio enfrenta, a qual chegou até a assustar um membro da SWAT americana de Armas e Táticas Especiais? Construir muros em torno das favelas para que elas não cresçam e matas sejam preservadas, não é como tirar o sofá da sala para que os namorados não transem?

Deus existe e gosta muito de mim! No dia de maior confusão que foi a segunda-feira estava totalmente envolvido com o post sobre letras/poemas de MPB e não li nada na Internet, não vi televisão, não sai de casa, fui dormir tarde e só soube do que aconteceu pela manhã de terça-feira ao ler O Globo. Alguns destes conflitos ocorreram bem perto de casa. A foto da Carta Capital se refere a uma rua a três minutos daqui onde escrevo. 

Francamente, dado o quadro político brasileiro atual e a questão de segurança mínima que nós temos na cidade, não seria exagero dizer que: “Nossa Política seria um caso de Polícia se a nossa Polícia não fosse um descaso da Política...Elas, para nossa desgraça,  se merecem”

 

Nelson Rodrigues de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário