domingo, 8 de março de 2009

Abaixo-Assinado Contra o Obscurantismo Criminoso da Igreja Católica




Recebi email muito importante de um amigo, o qual repasso a mais pessoas. A charge de Angeli foi publicada na Folha de São Paulo de 8 de março de 2009.
Nelson



Amig@s e colegas!
Envio o texto de uma manifestação contra o autoritarismo e o obscurantismo das autoridades religiosas católicas evidenciado no impressionante caso da menina violentada em Pernambuco.
Aí vai um link para ABAIXO-ASSINADO! Talvez muit@s de vocês já tenham recebido... Me animei a enviar amplamente pq recebi apenas uma vez, de uma pessoa de Brasília, e achei q pode ser sintoma de que ainda não circulou suficientemente no Rio.
Vamos assinar e divulgar?
Abraços
Victor


APOIO POLÍTICO A FEMINISTAS E AO CISAM, NO CASO DA MENINA DE 9 ANOS DE ALAGOINHA (PE), SUBMETIDA A UM ABORTO LEGAL EM CONSEQÜÊNCIA DE VIOLÊNCIA SEXUAL E RISCO DE VIDA



Reconhecemos e aplaudimos a solidariedade, compromisso e eficiência que determinou o aborto legal realizado pela equipe de atenção à saúde do CISAM - Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, e em especial aos médicos Prof. Olimpio Moraes e Dr. Sérgio Cabral. Esta instituição mostrou seu compromisso com a saúde, com a vida, com a cidadania e direitos humanos da população que por ela é atendida.
A crítica contundente de setores conservadores religiosos a um trabalho tecnicamente competente e em consonância com as leis nacionais e normativas internacionais reflete uma vez mais seu arcaísmo e desumanidade.
O mundo acompanha atentamente a história desta menina pernambucana de 9 anos de idade, e seguramente apoiará a perspectiva daquelas/daqueles que defendem os direitos reprodutivos como direitos humanos.

SUPPORT TO FEMINISTS AND CISAM ON THE CASE OF 9-YEAR-OLD GIRL FROM ALAGOINHA (PE), SUBJECTED TO LEGAL ABORTION DUE TO SEXUAL ABUSE AND LIFE RISK.



We appreciate and applaud solidarity, compromise and efficiency that determined the legal abortion carried out by the health attention team of CISAM – Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, “Amaury de Medeiros Integrate Health Center”, specially the performance of doctors Prof. Olimpio Moraes and Dr. Sérgio Cabral. The institution proved fully committed to health, life, citizenship and human rights of the population attended.
The sharp criticism of conservative religious sectors to a technically competent job that is in accordance to national laws and international norms reflects once again their archaism and inhumanity.
The world population follows closely the history of the 9-year-old girl from Pernambuco and will certainly support the perspective of those who defend reproductive rights as human rights.



Entre no site da ccr ( http://www.ccr.org.br/a_iniciativa05_mar09.asp ) e assine. Por favor, disseminem rapidamente, para obedecermos ao timing político necessário e conseguirmos impacto rapidamente.
Divulguem!

2 comentários:

  1. Sobre a excomunhão dos médicos e familiares da menina, é muito interessante o artigo publicado na Folha de São Paulo adiante.
    Nelson

    São Paulo, domingo, 08 de março de 2009
    ELIANE CANTANHÊDE

    Em nome do Pai

    BRASÍLIA - Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, quero fazer um agradecimento público ao arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho.
    Ele calou sobre o crime hediondo de um padrasto que estuprava a enteada desde os 6 anos de idade e a engravidou de gêmeos aos 9. Mas excomungou a mãe da menina e a equipe médica pelo aborto que tenta salvar sua vida, sua essência de criança, sua capacidade de ser feliz. Essa inversão produziu excelentes resultados, no melhor momento: mobilizou a imprensa local e nacional e indignou milhões de pessoas na semana que antecedeu o Dia da Mulher, expondo o quanto o fundamentalismo religioso pode ser não apenas retrógrado mas cruel, desumano e, em certa dose, também ridículo, em casos que envolvem de fato vida e futuro. Os assim, particulares. Ou os coletivos, como a pesquisa de células tronco.
    Foi uma verdadeira aula, contra o arcebispo, a favor da menina, para mulheres, homens, jovens, velhos, todos os que olharam para a grande vítima horrorizados, chocados, com uma piedade que faltou justamente ao "homem de Deus".
    Até a CNBB teve dificuldade para respaldar sua atitude. Numa nota visivelmente constrangida, condena antes o estuprador (que dom José nem sequer citara), reitera a posição contrária ao aborto e não faz uma só defesa da excomunhão.
    Para dom José, estuprar crianças é pecado, mas não muito. O que não pode é tentar corrigir as sequelas do estupro, acolher aquela menina, salvar-lhe o corpo, talvez a mente, garantir-lhe o futuro. Para ele, portanto, aborto é mais grave do que estupro. Os médicos que o realizaram são piores do que o suspeito de pedofilia em Catanduva (SP).
    Trata-se do típico caso em que a igreja anda para um lado, enquanto o mundo e as pessoas, para o outro, em sentido contrário. É assim que seus pastores perdem seus rebanhos para as evangélicas, as espíritas, as umbandistas. Ou para o ateísmo, puro e simples.

    elianec@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. I visited various sites however the audio quality for audio
    songs existing at this web site is truly wonderful.


    Feel free to surf to my weblog :: natural cellulite treatment

    ResponderExcluir