segunda-feira, 13 de abril de 2009

Lavagem Cerebral na Era Neurótica dos Celulares

Na última sexta-feira na penúltima sessão de "Tony Manero", no Espaço 2 de Cinema, os espectadores foram vítimas de um dos marketings mais odiosos que já vi. Este pessoal no afã de nos venderem supostas vantagens desta neurose competitiva dos celulares não tem limites.

Uma rápida propaganda de preços menores numa certa condição da TIM aconteceu. De repente faixas da lateral direita e abaixo da tela se tomam de textos e preços de propaganda e de uma mocinha imbecilizada, sorridente, fixa na diagonal direita, abaixo, sai um balão, como se fosse uma história em quadrinhos. Dentro deste balão restrito passa o trailer completo de "Che-O Argentino" de Steven Soderbergh numa irritante janela diminuta. Se fosse apenas uma amostra do trailer seria tolerável. Eu, pelo menos, gosto de assistir a um trailer por inteiro (na tela toda!) para sentir um pouco do clima dramático, cômico ou tragicômico de um filme, sua textura fotográfica, saber dos atores e suas expressões, dentre outros aspectos, mesmo sabendo que um trailer pode ser enganoso. O que foi prejudicado pela exibição autoritária da propaganda fixa da TIM como se fôssemos todos imbecis e ratinhos de laboratório a serem condicionados pavloviana e levianamente. Só não me irritei mais porque já tinha visto o filme, mas penso também nos que não o viram ainda. O pessoal do Espaço de Cinema do Rio de Janeiro não deveria se prestar a este desrespeito ao público por dinheiro algum. Soube que no Arteplex de Botafogo em "Valsa para Bashir" aconteceu a mesma coisa. Espero que isto não vire moda.

Claro que depois ainda houve outra propaganda da TIM. Essa guerra dos celulares quer nos dar a impressão que vai resolver todos os males do mundo! Uma idéia que tenho para um curta-metragem é o Carlitos de Charles Chaplin de "Em Busca do Ouro" não mais comendo uma bota cheia de pregos, mas uma "macarronada" de celulares....Tempos mais modernos..... 

 Já é muito chato e prejudicial ver trailers com luz acesa (o que virou uma praga). Agora nos vem mais essa! 

Nos primórdios da introdução de celulares no Brasil vi uma cena emblemática dos novos tempos: perto de casa na calçada do ex-Teatro Delfim uma moça estava caída no chão, chorando, ligando por celular para a família, pedindo ajuda, pois tinha apanhado do namorado. Este continuava enchendo-a de impropérios.

Tudo isto confirma Ernesto Sábato: “O homem do século XX é um gigante técnico e um infante ético”.  O que eu estendo para o século XXI, num nível mais radical.

http://idgnow.uol.com.br/idgimages/200704/GodFather.jpg

Nelson Rodrigues de Souza








2 comentários:

  1. O trailer é a propaganda ou a propaganda é o trailer? O Meio é a mensagem........Hoje em dia vale tudo para vender, até que o publico acabe se acostumando, não é mesmo?O que fazer? Conscientizar os que ditam os conteudos dos cursos de propaganda e as pessoas que cuidam de marketing, talvez.....

    ResponderExcluir
  2. Registro aqui que nesta última semana sua inspiração transcendeu as expectativas ...quero fazer comentários mais intensos,principalmente,para o texto" No Limiar da Corrupção" e irei fazer,é claro...mas, não podia esperar para deixar o elogio de uma leitora assidua do seu Blog cada vez mais brilhante.

    ResponderExcluir