sábado, 23 de outubro de 2010

Futuro Interrompido e Outros Artigos do “PIG” (“Partido da Imprensa Golpista” (sic))














Futuro Interrompido e Outros Artigos do “PIG” (“Partido da Imprensa Golpista” (sic))

Apresentação

“Não Verás País Nenhum”, um romance de Ignácio de Loyola Brandão

Há anos voto numa escola do Bairro Glória do Rio de Janeiro, Escola Estadual Marechal Deodoro e o panorama tem sido sempre o mesmo. Ela está em péssimas condições para ensino, pois malcuidada, rabiscada, pichada, com aspecto sujo etc. Não sei como alunos podem se concentrar nas aulas para aprender alguma coisa, diante de tanta poluição visual e indigência. E, no entanto ela existe, o que para a turma do “vão-se os anéis, mas ficam os dedos” pode ser uma façanha.

Na minha primeira dissidência com o que se transformou o PT/Lula, hoje chamado apropriadamente de Lulopetismo, dado o fundamentalismo que está ocorrendo com muitos dos seus militantes&simpatizantes que ao ouvirem/lerem algo que critique sua candidata Dilma, Lula&PT, imediatamente colocam quem assim se manifesta na lata de lixo da História do tucanato, sendo tido como alguém que apoiaria o suposto PIG (Partido Golpista da Imprensa) (sic), uma senha, uma mordaça para a recusa ao pensamento autônomo e um empurrão para o automatismo ao oficialismo.....enfim, quando me dei conta que o PT/Lula cometeu estelionato eleitoral, prometendo muitas coisas e fazendo outras e o país fica sem várias REFORMAS REALMENTE PROFUNDAS, votei em Cristovam Buarque para Presidente da República num primeiro turno e num gesto que me soou desagradável em Lula no segundo, havendo este se transformado em um mal menor.

Agora passado 8 anos de Lulopetismo nem este gesto terei: anularei meu voto no segundo turno para manifestar meu desagrado com as duas candidaturas finais, uma atitude que a legislação eleitoral permite ao cidadão que sou. Se o país fosse uma democracia mais evoluída o voto não seria obrigatório e eu nem de casa sairia, pois resumindo a história: sem ÉTICA NA POLÍTICA não há salvação e isto é algo que o país desconheceu em sua História e estes últimos 16 anos só confirmaram. Eu que fui vítima de forte assédio moral no trabalho, tendo sequelas até hoje, não posso compactuar com falta de ética, principalmente, um artigo raro na sociedade brasileira, principalmente quando o exemplo não vem de cima. Hoje temos a desagradável surpresa de ler que uma grande e admirável personalidade como Antônio Cândido (assim como diz Dilma) se refere a CORRUPÇÃO como erro (sic)... Quem quiser entender melhor um pouco destas minhas escolhas, leia artigo de Cristovam Buarque ( atualmente meu Buarque predileto....) publicado em O Globo ( “este bastião do PIG”, como seria a “Falha de São Paulo” (sic)) em 23 do corrente mês.

Sendo assinante UOL posso copiar qualquer conteúdo da Folha de São Paulo. Já mesmo sendo assinante de O Globo, não consigo no acesso à sua versão virtual, copiar nada. Já reclamei bastante, mas não adiantou. O jornal prefere ficar na retaguarda neste sentido. Assim fiz uma pesquisa no Google e acabei encontrando o desejado artigo de Cristovam, num link citado adiante ao qual se segue mais um artigo imprescindível de Cristovam. Mais abaixo dois artigos da Folha de São Paulo, muito elucidativos do estado das coisas em Eldorado, digo Brasil.

Nelson

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=37592

23/10/2010

1) Futuro interrompido, por Cristovam Buarque

"Nesta crise de valores e neste vazio de ideias, o aborto se torna tema central, embora nada tenha a ver com o cargo de presidente da República. Além disso, este tema fica limitado à defesa da vida do indefeso embrião, sem tocar no assunto do direito à vida daqueles que já nasceram, mas que são abandonados pela sociedade e pelos governos que ela elege", escreve Cristovam Buarque, professor da UnB e senador - PDT-DF, em artigo publicado no jornal O Globo, 23-10-2010.

Segundo Buarque, "gente nasce duas vezes: quando sai da barriga e quando entra na escola". "O Brasil é um país que debate as posições dos candidatos sobre o aborto pré-parto, que nem depende do presidente, - afirma o senador - e se esquece de debater o cuidado das crianças no pósparto, abortando-as por falta de cuidados, remédios, comida, escola. E abortando tantas crianças, diante do silêncio de todos, inclusive de líderes laicos e religiosos, vamos interrompendo o futuro do Brasil".

Eis o artigo.

Não deveria haver surpresa no fato de o debate eleitoral estar sendo pautado pelo tema do aborto, da sexualidade e da crença no cristianismo.

Dois fatos levam a população a se preocupar com isso: de um lado, décadas de queda nos valores morais da sociedade — resultando em corrupção, desarticulação da família, generalização da droga, gravidez precoce, abandono de mulheres pelos maridos, prevalência da riqueza como objetivo central e valorização absoluta do consumo — fizeram com que ela, desarvorada pela falta de valores, buscasse abrigo na religiosidade.

De outro lado, nos últimos oito anos a apatia ideológica fez com que os partidos ficassem parecidos, o debate sem ideias novas e os candidatos pouco diferentes entre si.

Debatem-se velhos temas: como crescer, e não qual crescimento; privatizar ou estatizar, e não dar caráter de interesse público a toda atividade econômica, estatal ou privada; como construir mais escolas técnicas, e não como fazer uma revolução na Educação; quem vai distribuir mais Bolsa Família, e não quem a tornará desnecessária.

Nesta crise de valores e neste vazio de ideias, o aborto se torna tema central, embora nada tenha a ver com o cargo de presidente da República. Além disso, este tema fica limitado à defesa da vida do indefeso embrião, sem tocar no assunto do direito à vida daqueles que já nasceram, mas que são abandonados pela sociedade e pelos governos que ela elege.

Para serem levados a sério, os que defendem o direito à vida do embrião deveriam defender também o direito à vida daquele abortado logo depois do nascimento, por falta de uma incubadora que sirva de ponte entre a barriga da mãe e o mundo real onde vai respirar. Mas o Brasil abandona muitos de seus recém-nascidos em hospitais sem UTI infantil, forçando o médico a escolher quais terão a chance da vida e quais serão abandonados à morte, provocando um aborto pós-parto. Um recém-nascido é ainda mais indefeso do que um embrião na barriga da mãe, mas não vemos os que se opõem à descriminalização do aborto criminalizando também os responsáveis pelo aborto decorrente do abandono nas maternidades públicas.

O debate eleitoral mostrou forte movimento contra o aborto provocado por mães antes do parto, mas não há movimento contra os responsáveis pelo fato de que todos os dias mães amorosas perdem seus filhos por falta de atendimento médico no pós-parto.

Também ocorre um aborto quando uma criança morre por desnutrição ou falta de remédios. Vinte e cinco anos depois da restauração da democracia, depois da retomada do crescimento econômico, da estabilidade monetária e da afirmação do Brasil no cenário mundial, depois de 16 anos de governos social-democratas, milhares de crianças morrem no Brasil por falta de comida e de remédios, com suas vidas interrompidas, abortadas.

Seus aborteiros não são mães, nem médicos, são os governos e todos nós, seus eleitores e contempladores passivos, que nos omitimos diante do direito à vida, enquanto comemoramos PIB, Copa do Mundo, Olimpíadas, trem-bala, pontes, estradas, hidrelétricas...

É também um aborto não oferecer escola de qualidade para toda criança.

Bicho só precisa de comida e ar, nasce uma só vez, quando sai da barriga da mãe ou do ovo onde é gestado.

Gente nasce duas vezes: quando sai da barriga e quando entra na escola.

Não entrar na escola é ter o futuro interrompido, abortado. No Brasil, crianças são abortadas a cada minuto, ao abandonarem a escola antes do tempo, como se estivessem sendo expulsas do útero materno antes dos nove meses de gravidez. Mas não há movimento contra esse aborto.

O Brasil é um país que debate as posições dos candidatos sobre o aborto pré-parto, que nem depende do presidente, e se esquece de debater o cuidado das crianças no pósparto, abortando-as por falta de cuidados, remédios, comida, escola. E abortando tantas crianças, diante do silêncio de todos, inclusive de líderes laicos e religiosos, vamos interrompendo o futuro do Brasil.

2) Aeroportos

Folha de São Paulo, 22 de outubro de 2010

Faltam 900 controladores nos aeroportos

Há 3.114 em atividade no Brasil, mas promessa era chegar a 4.000 neste ano; 560 militares deixaram função em 2 anos

Por segurança, tráfego precisa ser limitado; sindicato culpa baixos salários e condições de trabalho por evasão

MARIANA BARBOSA

DE SÃO PAULO

O Brasil tem 3.114 controladores de tráfego aéreo em atividade, quase 900 a menos do que a meta estabelecida pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) há mais de dois anos.

Em 30 de abril de 2008, exatamente um ano após a greve que paralisou os aeroportos, o Comando da Aeronáutica declarou que planejava chegar em 2010 com 4.000 controladores. Para isso, seria preciso formar mil novos profissionais.

O Ministério da Defesa demorou 20 dias para responder às perguntas da Folha. Ontem, enviou uma resposta por escrito dizendo que o Decea desconhece a "suposta meta de 4 mil controladores para 2010".

Diz a Defesa: "E, mesmo que não houvesse o número ideal de controladores para a demanda existente, não haveria risco à segurança. Hipoteticamente, a consequência seria um número de voos menor que o demandado pelo mercado".

A "suposta meta" consta de um documento que está no site da FAB. Depois que a Folha enviou o link do documento, o chefe de imprensa do centro de comunicação da Aeronáutica, coronel Henry, ligou: confirmou a meta e admitiu que ela não foi alcançada.

"O Decea contava com a saída de 60 a 70 controladores por aposentadoria desde 2008, mas perdemos 560", disse. "Alguns foram prestar concurso. Já 160 eram os da reserva que foram contratados no auge da crise e não quiseram ficar."

Segundo o coronel, o descumprimento da meta não compromete a segurança, mas limita a capacidade do setor. "Como não houve aumento de capacidade em terra [nos aeroportos], a pressão [no ar] é menor".

Para a ABCTA (Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo), a evasão está ligada à insatisfação profissional. "Há muita gente prestando concurso público e mudando de carreira", diz o advogado da associação Roberto Sobral.

O problema, diz ele, não é só salarial, mas de condição de trabalho. Entre outras coisas, os controladores se queixam de mudanças na rotina de trabalho.

Por conta da carga horária, de 168 horas mensais, os controladores eram dispensados de atividades militares, como marchar, praticar tiro, comparecer a formaturas. Porém, a partir de 1º de dezembro de 2008, com a entrada em vigor da Instrução ICA 100-25, essas atividades viraram obrigatórias.

NA GELADEIRA

Sobral diz que os controladores ligados à entidade foram afastados da função e colocados "na geladeira". Ele estima que existam quase 200 nessa situação.

O advogado está preparando cerca de 50 ações individuais de controladores contra a FAB por assédio moral. "Eles estão sendo punidos por reportarem incidentes, o que faz parte da rotina normal dessa atividade."

O Brasil -ao lado da Coreia do Norte- é um dos poucos países em que o controle de tráfego aéreo para a aviação civil é feito por militares.

3) Temer

Folha de São Paulo, sexta-feira, 22 de outubro de 2010

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Michel Temer: tanto faz

SÃO PAULO - Indio da Costa ainda não brilhou na TV de José Serra, mas Michel Temer enfim apareceu no programa eleitoral de Dilma Rousseff. Foi na terça à noite. Discursou por um minuto diante da câmera, como se fosse o fiador ou o guardião da governabilidade.

Destacou a importância de uma "maioria sólida" no Congresso para o futuro presidente e desfilou números: Dilma, se eleita, terá o apoio "de mais de 350" dos 513 deputados, e poderá contar "com mais de 50" dos 81 senadores. E concluiu, com seu típico sorriso de Monalisa no canto da boca: "Dilma poderá governar com tranquilidade".

Michel Temer...

Há quatro anos, já então presidente do partido, o vice de Dilma apoiou Geraldo Alckmin contra Lula. Mais do que isso. O PMDB, sem candidato próprio, rachou no segundo turno. O governador Sérgio Cabral fechou com Lula. E Temer foi o articulador do apoio do casal Garotinho -Anthony e Rosinha, à época no PMDB- ao tucano.

Está tudo documentado: no endereço www.folha.com/102942 você pode ver as imagens de Alckmin, Temer, Garotinhos -juntos pelo Brasil. "Nós começamos a fazer um trabalho para obter a parcela mais ampla do PMDB no apoio à Alckmin. Hoje, com Rosinha e Garotinho, foi o primeiro passo", disse Temer no dia 4 de outubro de 2006. Clarissa, a filha do casal, trajava camiseta onde se lia: "FORA LULA".

Isso deve dizer algo sobre as convicções de Temer. Entre aquele que queria mandar Lula para casa em 2006 e o que hoje se apresenta como vice de Dilma, o que mudou? Não é, afinal, o mesmo governo?

Temer seria o primeiro a acenar na direção de Serra na hipótese improvável de uma vitória tucana. Daria ao gesto um ar solene e grave, invocando a mesma "governabilidade" que serve de álibi para os negócios do partido. O presidente do PMDB é o senhor tanto faz da política brasileira. Ou são o PT e o PSDB que estão cada vez mais parecidos com a política de Michel Temer?

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://farm2.static.flickr.com/1392/1460082534_4c9afee69e.jpg&imgrefurl=http://adoteiumvereador.blogspot.com/2009/09/cristovam-buarque-propoe-fim-de-salario.html&usg=__czO8Bjf-zOsLKq9AE3nhRSbJLKc=&h=375&w=500&sz=135&hl=pt-br&start=36&zoom=1&tbnid=72kx7VWO9Ed-TM:&tbnh=151&tbnw=188&prev=/images%3Fq%3Dcristovam%2Bbuarque%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:10,1322&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=292&vpy=283&dur=4794&hovh=194&hovw=259&tx=117&ty=107&ei=UFrDTJ3NAcGblgeugKkD&oei=MVrDTKS3HsP58AbNxpHXBg&esq=3&page=3&ndsp=18&ved=1t:429,r:13,s:36&biw=1360&bih=677

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.igor.ferreira.nom.br/blog/gororoba/wp-content/uploads/2009/10/p70_600full-pro-dia-nascer-feliz-poster.jpg&imgrefurl=http://www.igor.ferreira.nom.br/blog/gororoba/10/2009/lisevieira/pro-dia-nascer-feliz/&usg=__AejZwRE3PrjQJ0Lq0deu74e_4gI=&h=890&w=599&sz=299&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=2Wvf6_XU2Ksq_M:&tbnh=128&tbnw=86&prev=/images%3Fq%3D%2522Pro%2BDia%2BNascer%2BFeliz%2522%2522Jo%25C3%25A3o%2BJardim%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=302&vpy=313&dur=4191&hovh=274&hovw=184&tx=104&ty=131&ei=vm_DTPCZM8O78gaN-ZnZBg&oei=vm_DTPCZM8O78gaN-ZnZBg&esq=1&page=1&ndsp=33&ved=1t:429,r:18,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://oglobo.globo.com/fotos/2006/09/25/25_MHG_prodianascer.jpg&imgrefurl=http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2006/09/25/285817793.asp&usg=__pzciDWSgyRxXCmVWaPtmGV-BB4M=&h=460&w=720&sz=65&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=3EggW7MVZlwoWM:&tbnh=122&tbnw=163&prev=/images%3Fq%3D%2522Pro%2BDia%2BNascer%2BFeliz%2522%2522Jo%25C3%25A3o%2BJardim%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=554&vpy=79&dur=5143&hovh=179&hovw=281&tx=145&ty=93&ei=vm_DTPCZM8O78gaN-ZnZBg&oei=vm_DTPCZM8O78gaN-ZnZBg&esq=1&page=1&ndsp=33&ved=1t:429,r:3,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWzEYS04BF1saH2QbXlsBSI-ubE4IIUa8a5hPKJ80hgFZB8UWSsWT_KUvRjTN-Zwp9Aip8nbw8rjcBV6eKVlFKrTv5NJHUYm9m8KAbj8PcyX2mM-Tovz_50x1IP2BQrwWFwfWW5RMIDn8/s400/MESTRE+COM+CARINHO.jpg&imgrefurl=http://leokidman-nosfazemosadiferenca.blogspot.com/2009/09/baixar-ao-mestre-com-carinho-download.html&usg=__vpOzld9qmOeBccHPa4iQuuH4BKc=&h=370&w=270&sz=26&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=K-1rPU5MzZrCBM:&tbnh=163&tbnw=115&prev=/images%3Fq%3DAo%2BMestre%2Bcom%2Bcarinho%2BSidney%2BPoitier%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D598%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=1043&vpy=57&dur=73&hovh=263&hovw=192&tx=203&ty=162&ei=dHHDTKfPKMH98Aby34TtBA&oei=dHHDTKfPKMH98Aby34TtBA&esq=1&page=1&ndsp=23&ved=1t:429,r:8,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://dynamite.terra.com.br/blog/cinemaassim/assets/content/Image/entre-os-muros-da-escola-poster12.jpg&imgrefurl=http://dynamite.terra.com.br/blog/cinemaassim/archives.cfm/date/2009/3&usg=__GQpuk-7BSrdIweQDVHZc21m2rR0=&h=500&w=340&sz=46&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=E2asWKMDoQm8NM:&tbnh=157&tbnw=107&prev=/images%3Fq%3DEntre%2Bos%2BMuros%2Bda%2Bescola%2BLaurent%2BCantent%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=129&vpy=87&dur=3268&hovh=272&hovw=185&tx=98&ty=146&ei=6XHDTLvjLMP58AbNxpHXBg&oei=6XHDTLvjLMP58AbNxpHXBg&esq=1&page=1&ndsp=19&ved=1t:429,r:0,s:0

http://bibliotecaterralivre.wordpress.com/filmes/zero-de-conduta/

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://cinemaparalelo.files.wordpress.com/2010/03/cartaz_sociedade_poetas.jpg&imgrefurl=http://cinemaparalelo.wordpress.com/&usg=__ZX_qT2aqenaoCGZzZsyGnSw9n4E=&h=1024&w=724&sz=389&hl=pt-br&start=105&zoom=1&tbnid=yOPNbE3q0xSacM:&tbnh=156&tbnw=110&prev=/images%3Fq%3DSociedade%2Bdos%2BPoetas%2Bmortos%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10,2781&itbs=1&iact=hc&vpx=600&vpy=50&dur=1002&hovh=267&hovw=189&tx=112&ty=162&ei=OHPDTPvqJoWglAe3-OUD&oei=13LDTMLtNMH88Aa3vf3ZBg&esq=2&page=6&ndsp=20&ved=1t:429,r:9,s:105&biw=1360&bih=634

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.substantivoplural.com.br/wp-content/uploads/2010/05/os-incompreendidos.jpg&imgrefurl=http://www.substantivoplural.com.br/os-incompreendidos/&usg=__ASAB4GjW21gFNC1N-noP1vI4aUE=&h=297&w=421&sz=19&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=p2P61_Df6n5GFM:&tbnh=146&tbnw=207&prev=/images%3Fq%3DOs%2BIncompreendidos%2BTruffaut%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=365&vpy=98&dur=577&hovh=154&hovw=219&tx=110&ty=83&ei=vnPDTO3rIYL-8AbM9dngBA&oei=vnPDTO3rIYL-8AbM9dngBA&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:1,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://i.s8.com.br/images/dvds/cover/img2/1966952_4.jpg&imgrefurl=http://www.submarino.com.br/produto/6/1966952/dvd%2Badeus%2Bmeninos&usg=__Uo1nJeizes-Xz5t5BaQJzxV6Z5c=&h=570&w=400&sz=61&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=ldjervU12uhlqM:&tbnh=157&tbnw=110&prev=/images%3Fq%3DAdeus%2BMeninos%2BLouis%2BMalle%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=587&vpy=60&dur=494&hovh=266&hovw=186&tx=112&ty=173&ei=YHTDTNiUA4KB8gaG_rTZBg&oei=YHTDTNiUA4KB8gaG_rTZBg&esq=1&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:3,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNRkf3U_XLfjflXGstuM7NVDEMul-9TT-ktk-G0Shmly_IuDgiBgp2BwNp0WLx4qzZv68w7BxobbdUUwU0ko0MLL_ysGoPUdDEqmzksA0kgFfqorkZ4EMumrOwZnaaEvXaN08hcZnL8dPX/s400/Juizo.jpg&imgrefurl=http://zineantenzineseno.blogspot.com/2008/05/juzo-o-filme.html&usg=__hyGYYdQn85qVa9LuV1lHzDLRg6o=&h=400&w=290&sz=56&hl=pt-br&start=19&zoom=1&tbnid=HCmW4nws3_EoFM:&tbnh=153&tbnw=111&prev=/images%3Fq%3D%2522Juizo%2522%2522%2BMaria%2BAugusta%2522%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10,840&itbs=1&iact=hc&vpx=138&vpy=81&dur=470&hovh=264&hovw=191&tx=100&ty=161&ei=t3XDTOSXCYT6lwfTgr0R&oei=iHXDTIWtJoL-8AaXiYnYBg&esq=2&page=2&ndsp=18&ved=1t:429,r:12,s:19&biw=1360&bih=634

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blogmariliadedirceu.files.wordpress.com/2009/09/1173823192_meninas_cartaz.jpg%3Fw%3D421%26h%3D420&imgrefurl=http://blogmariliadedirceu.wordpress.com/2009/09/09/debate-sobre-o-documentario-meninas/&usg=__baVo25US04G_HmCSvapY_fV9P8M=&h=420&w=421&sz=27&hl=pt-br&start=18&zoom=1&tbnid=xmMHeo72p_7pEM:&tbnh=158&tbnw=159&prev=/images%3Fq%3DMeninas%2BSandra%2BWerneck%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10,5200,520&itbs=1&iact=hc&vpx=904&vpy=106&dur=306&hovh=224&hovw=225&tx=102&ty=145&ei=MHbDTNvGEML_lgfNjJkG&oei=JXbDTOzHPIP_8Aby-oHYBg&esq=2&page=2&ndsp=20&ved=1t:429,r:5,s:18&biw=1360&bih=634

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://c2.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/o560289fb/5909093_OMYci.jpeg&imgrefurl=http://imagensefotos.blogs.sapo.pt/&usg=__m3JwqyGI4NkuPYfynsw_uZZkStg=&h=419&w=500&sz=121&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=gIwLRnfao05eXM:&tbnh=148&tbnw=168&prev=/images%3Fq%3DAeroportos%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=525&vpy=325&dur=9717&hovh=205&hovw=245&tx=133&ty=119&ei=0nbDTOWvLcSBlAedt9kD&oei=nnbDTIXQNML38Aayxf3mBA&esq=5&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:14,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://el.i.uol.com.br/noticia/2010/05/18/temer-rosinha-matheus-anthony-garotinho-e-a-filha-do-casal-clarissa-matheus-da-esq-para-a-dir-em-ato-de-apoio-ao-entao-candidato-a-presidente-do-psdb-geraldo-alckmin-a-dir-nas-1274198224462_615x300.jpg&imgrefurl=http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/05/18/michel-temer-e-o-nome-do-pmdb-para-vice-de-dilma-na-chapa-a-presidencia.jhtm&usg=__u2eTU0x6d5DPRidwwHeD1m5cOn0=&h=300&w=615&sz=78&hl=pt-br&start=108&zoom=1&tbnid=Uhv5qPZJy32XhM:&tbnh=94&tbnw=193&prev=/images%3Fq%3DMichel%2BTemer%2BPMDB%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10,2959&itbs=1&iact=rc&dur=771&ei=OnjDTIPOKISClAeV4qkD&oei=QXfDTL2yMMH98Ab034TtBA&esq=4&page=7&ndsp=18&ved=1t:429,r:3,s:108&tx=76&ty=36&biw=1360&bih=634

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://el.i.uol.com.br/noticia/2010/05/18/temer-rosinha-matheus-anthony-garotinho-e-a-filha-do-casal-clarissa-matheus-da-esq-para-a-dir-em-ato-de-apoio-ao-entao-candidato-a-presidente-do-psdb-geraldo-alckmin-a-dir-nas-1274198224462_615x300.jpg&imgrefurl=http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/05/18/michel-temer-e-o-nome-do-pmdb-para-vice-de-dilma-na-chapa-a-presidencia.jhtm&usg=__u2eTU0x6d5DPRidwwHeD1m5cOn0=&h=300&w=615&sz=78&hl=pt-br&start=108&zoom=1&tbnid=Uhv5qPZJy32XhM:&tbnh=94&tbnw=193&prev=/images%3Fq%3DMichel%2BTemer%2BPMDB%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10,2959&itbs=1&iact=rc&dur=771&ei=OnjDTIPOKISClAeV4qkD&oei=QXfDTL2yMMH98Ab034TtBA&esq=4&page=7&ndsp=18&ved=1t:429,r:3,s:108&tx=76&ty=36&biw=1360&bih=634

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2009/10/quem-tem-um-olho-pode-ser-Rei.jpg&imgrefurl=http://acertodecontas.blog.br/politica/michel-temer-e-o-pmdb-modus-operandis/&usg=__8pJOPEo-78gGMbeoQGvj4kX2YX4=&h=331&w=299&sz=23&hl=pt-br&start=72&zoom=1&tbnid=gKfvi5D7KfzXKM:&tbnh=160&tbnw=146&prev=/images%3Fq%3DMichel%2BTemer%2BPMDB%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10,2062&itbs=1&iact=hc&vpx=988&vpy=293&dur=6269&hovh=236&hovw=213&tx=142&ty=114&ei=43jDTJOxCoaglAec5eEG&oei=QXfDTL2yMMH98Ab034TtBA&esq=8&page=5&ndsp=18&ved=1t:429,r:16,s:72&biw=1360&bih=634

Apresentação e Transcrição:

Nelson Rodrigues de Souza

3 comentários:

  1. Tudo isso, caro Nélson, é dolorido demais. Não consigo desvincular o Estado do cotidiano das pessoas e do dia a dia. Antevejo, ainda, dentro da militância e nas listas LGBT um aumento da arrogância e do ódio, muito pior do que já ocorre. Lideres que não forem pró Dilma ou PT serão literalmente escorraçados. A militância terá que sair das listas, da net, e ir para as ruas, no meu modo de ver. Não se pode esperar mais nada do/da presidente, a militância terá que recuperar seu cunho original, abandonando a política tradicional e resgatando Stonewall. Isso se quiser ver alguma conquista LGBT. Sei que pode ser radicalismo meu, mas o Poder não terá um olhar para nós que não seja o de comiseração, migalhas. então, não adianta esse esforço enorme atrás de políticos e da política. Como disse Churchill " "A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas."... mas a democracia governa para a maioria, vem do voto. Não somos maioria, no consenso mais otimista, mundial, 10%. Claro que poderemos lutar contra essa visão excludente de "maioria"; "minoria"; jogar na cara deles o Relatório Kinsey, mas o Poder não está interessado nisso, nem o Legislativo, Judiciário, por eles, só migalhas boazinhas. Ruas, protestos, quanto mais a gente se distanciar do que está aí, mais ganhos teremos.
    Mas... é utopia minha.... eu sei... por que a própria militância está totalmente aparelhada e contaminada. Usam o argumento (furado pra mim) que "como na ditadura não podiam ter partidos nem participação em partidos, agora o jovem tem que participar"...).
    Sobra a Arte...a Cultura...os filmes e a música, que nos salva... os livros... poso voltar para casa e ir ver um filme, com grande prazer, mesmo que, lá fora, eu tenha sido rejeitado. E eles? coitados que abandonaram até isso, em nome do partidarismo.
    Bijos,
    Ricardo
    aguieiras2002@yahoo.com.br
    http://dividindoatubaina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Caetano Veloso,O Globo de 24 de outubro de 2010,extraído do link adiante.
    http://sergyovitro.blogspot.com/2010/10/caetano-veloso-anulacao.html

    Anulação

    Meu pai dizia que pior do que os comunistas só os anticomunistas
    Nunca engoli a interpretação do primeiro “Tropa de Elite” como sendo um filme fascista, com o Capitão Nascimento representando a canonização do reacionário truculento. Nem a revista “Veja” me convenceu disso. Tampouco tomei como mensagem panfletária do filme as falas magoadas do personagem Matias contra os universitários da PUC que fazem paradas pela paz e compram maconha e cocaína.

    Portanto, não consigo entrar na onda dos que agora dizem que, no “Tropa de Elite 2”, o Capitão Nascimento aparece com artificiosas dores de consciência para livrar o Padilha da pecha de conservador.

    Ambos os filmes, com todos os momentos de primarismo, nasceram claramente de uma visão da complexidade ética e moral. O êxito do primeiro esteve ligado ao mundo que retrata — o das favelas cariocas — como não aconteceu com nenhum outro filme dedicado ao assunto.
    Desde a origem informal da sua primeira distribuição — a pirataria — a identidade entre o filme e o mundo infantilizado de brincar de polícia e bandido (que gasta a maior parte de toda a testosterona produzida na região fluminense) se mostrou óbvia. E o Capitão Nascimento, um herói nacional que cresceu como nenhum outro saído das telas gigantes e dos vídeos borrados, é, desde o nascedouro, um típico personagem de drama de consciência: a pergunta que seu filho lhe faz no novo filme — e que ele se repete na voice over nem sempre bem gravada — é a que está estampada nos atos do implacável treinador de torturadores de bandidos do Tropa 1: por que bato nas pessoas? A angústia dessa pergunta está sobretudo patente na profundidade da expressão de Wagner Moura, um ator tão bom que pode induzir muita gente a pensar que ele sozinho leva a espessura da história a graus insuspeitados pelo diretor e pelo roteirista.
    Mas a verdade é que ele apenas realiza melhor do que estes o que eles têm em mente. Nenhum dos dois filmes é sobre ONGs satânicas contra traficantes vitimizados, grupos políticos cruéis contra uma população honesta ou policiais brutais contra favelados santos. Embora haja tudo isso — e muito mais —, o que anima a existência dos filmes é a paixão pela dificuldade de desfazer o nó cego entre esses fatores.

    continua....

    ResponderExcluir
  3. continuação

    Caetano Veloso- Anulação


    Um amigo me manda uma série de capas da “Veja” com escândalos envolvendo as privatizações do governo FHC, compra de votos para a reeleição e outras mazelas da passagem do “Príncipe da Sociologia Brasileira” pelo poder. Para apagar os mensalões, os dossiês e as Erenices do período Lula, nada melhor do que uma lista assim — e pela voz insuspeita de uma revista da direita.
    Mas, peraí, “Veja” não é exatamente o órgão mais atuante do “Partido da Imprensa Golpista”? A transformação da oposição — em essência artificial — entre PT e PSDB em duas torcidas de hooligans é um dos episódios mais sinistros do processo de emburrecimento da população brasileira. Entre artefatos e bolinhas de papel, deixamos de ser apenas iletrados e incapazes de fazer contas: nos tornamos também faltos de intuição e bossa
    Um desconhecido me mandou um vídeo de Hugo Chávez, com aquela camisa vermelha, diante de uma plateia toda uniformizada de vermelho, cantando loas a uma Dilma “linha dura” que “sequestrou um embaixador ianque”, e gritando “Patria, socialismo o muerte!”.
    Tudo mete medo. Lembrei de um jovem baterista de rock com quem ensaiei outro dia que, ao ver Dilma com aquela blusa de gola elevada e estreita (no debate da “Rede TV!”/“Folha”) disse “Puxa, a Dilma está parecendo Kim Jong II”. E completou, rindo: “Dilma Jong II”. Era uma piada totalmente desprovida de raiva pessoal ou política: uma dessas tiradas irreverentes que fazemos diante de políticos na TV, independentemente da nossa (ou deles) posição ideológica. A gente sente quando quem fala uma coisa dessas tem conteúdo emocional intenso. E não era o caso.
    Mas, ao ver o vídeo de Chávez, a broma do garoto ganhou peso em minha imaginação.
    Depois do eterno presidente da Venezuela, surge o eterníssimo comandante Fidel, velho e magro, gritando “Patria o muerte!” No entanto, o que se segue a isso provoca ainda maior angústia. Uma introdução conhecida, feita por um coral em tom religioso, dá lugar à voz de Chico Buarque cantando “Cálice”, dele e de Gilberto Gil, enquanto cartelas se sucedem com textos que parecem uma versão verbal da Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Era uma outra forma de torção das coisas, muito mais complexa do que a série de capas da “Veja” contra FH. Sobre umas deselegantes frases de histeria e de manifestação da direita religiosa, ouvia-se a voz de Chico (e, logo, Milton) cantando as palavras contra a opressão militar. Não apenas parecia um golpe baixo: era um artefato muito doentiamente concebido para anular a possibilidade da inteligência. Senti revolta.
    Querem nos impedir de pensar. Esse cabo de guerra entre os apoiadores de Serra e os de Dilma (que, muitas vezes, se creem representantes da esquerda ou da direita; mais vezes ainda veem uns aos outros como representantes dessas antigas denominações; fazendo o máximo esforço para que não reflitamos sobre que relações reais tem cada um dos grupos com tais conceitos) nos torna obtusos.
    Meu pai dizia que pior do que os comunistas só os anticomunistas.
    Meu voto em Marina continua tendo validade.
    Influirá no próximo governo.
    O embate entre os outros dois anula meu voto possível nesse segundo turno. Simplesmente sinto que já votei o suficiente. Dilma ganha. Começo logo a torcer por ela.

    ResponderExcluir