quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Costelas À Mostra - Um Conto












Costelas À Mostra

O veado

Gilberto Gil

O veado

Como é lindo

Escapulindo pulando

Evoluindo

Correndo evasivo

Ei-lo do outro lado

Quase parado um instante

Evanescente

Quase que olhando pra gente

Evaporante

Eva pirante

O veado

Greta Garbo

Garbo, a palavra mais justa

Que me gusta

Que me ocorre

Para explicar um veado

Quando corre

Garbo esplendor de uma dama

Das camélias

Garbo vertiqualidade

Animália

Anamélia

Ó, veado

Quanto tato

Preciso pra chegar perto

Ando tanto

Querendo o teu pulo certo

Teu encanto

Teu porte esperto, delgado

Ser veado

Ser veado

Ter as costelas à mostra

E uma delas

Tê-la extraída das costas

Tê-la Eva bem exposta

Tê-la Eva bem à vista

Rio de Janeiro, anos 80 (anos 80?)

O meu sonho mesmo era ser escritor, mas o que é que as pessoas não fazem quando estão precisando de dinheiro? Assim acabei exercendo essa grande arte que tenho, aonde? Nada mais, nada menos que numa delegacia regional, exercitando a minha propensão ao Naturalismo, neste árduo ofício de escrivão de polícia.

Agora o silêncio é completo, estou só, com o meu instrumento de trabalho, minhas teclas e vou poder narrar-lhe, imortalizando agora com mais calma, uma história fantástica que aqui presenciei à tardinha (o delegado Magaldi deu uma saidinha e não deve voltar tão cedo). Vamos aos fatos:

- Eu quero que vocês contem direitinho, tudo que aconteceu. Já sei que o senhor, como é mesmo o seu nome?

- Rogério, delegado...

- O senhor chamou a patrulhinha que estava passando, nem chegaram a passear muito pelo Aterro e encontraram o indivíduo aqui que o assaltou...

- Eu não assaltei ninguém não delegado! Apenas tomei o que me era de direito!

- É mentira! De direito como?

- Vamos, calma minha gente! Cada um vai falar na sua vez tudo o que quiser... Mas tem de ter ordem, disciplina! Primeiro a vítima ou a suposta vítima...

- Eu estava praticando o meu Cooper como sempre faço todas as tardes no Aterro do Flamengo, quando de repente me aparece esse individuo na minha frente, não sei como, me pedindo um cigarro. Sem perda de tempo, ele tira uma peixeira e pede tudo que eu tinha: o azar dele é que eu não estava com dinheiro, só tinha um documento de identidade e ele acabou levando então o meu anel de formatura de ouro...

- É mentira! Eu não estava com peixeira nenhuma! Vocês encontraram alguma comigo?

- Você pode ter jogado ela fora. Mas de qualquer forma você o assaltou...

- Não, eu não roubei não, apenas peguei o anel, pois nós tínhamos combinado...

- Como assim?

- O senhor entende, a gente está desempregado...Se mata de procurar emprego e nada! Então é obrigado a fazer certos servicinhos... Mas o papai aqui é muito homem delegado! Eu fechei os olhos e me senti igual quando eu era adolescente, lá no sítio com as cabras...

- É uma calúnia absurda delegado! Como é que esse homem tem coragem de dizer uma coisa dessas!

- É a pura verdade! Você me prometeu dar o anel. Depois de gozar bastante desiste e eu então fui obrigado a tomá-lo à força!

- O senhor diz que está desempregado. Há quanto tempo?

- Olha, eu já trabalhei de tudo. O senhor não se lembra, mas eu como engraxate, já engraxei até mesmo os seus sapatos. O senhor não se lembra de mim?

- Não, não me lembro não! Como poderia me lembrar?

- Eu estava querendo descobrir de onde é que eu conhecia o senhor...

- Vamos ao que interessa! Deixe-me interrogar a vítima. O senhor é médico, não?

- Eu me formei no ano passado. Agora estou fazendo residência... Mas a minha biografia não importa. O que importa é que eu fui assaltado e esse cara ainda me calunia desse jeito!

- O senhor mora com a família? Quer que avisemos que o senhor está aqui prestando depoimento?

- Minha família não é daqui do Rio não... Eu moro com um amigo.

- Seria bom o senhor entrevistar esse amigo também delegado. O senhor pode entender melhor a vida que ele leva...

- Olha aqui seu vagabundo...

- Calma, quem comanda as investigações aqui sou eu! Apesar de esse caso me parecer um tanto escabroso, não percam a linha!

- A minha vida privada aqui, não está em discussão! Eu não vou permitir que isso aconteça! Eu me espanto delegado que o senhor não acredite na minha palavra, mesmo. Eu não gosto de botar título na mesa, mas sou obrigado. Mesmo sendo médico formado o senhor dá atenção ao que diz esse marginal periculoso! Não se esqueça que ele estava com uma peixeira e poderia ter me matado de vingança se o meu anel de formatura não valesse alguma coisa!

- Olha aqui seu doutorzinho de meia pataca. Eu sou desempregado mas não sou vagabundo! Na atual situação ninguém pode considerar desempregado como vagabundo, marginal, ladrão. É o que mais tem... O senhor não vai dizer delegado, que todos são ladrões... Apenas trato é trato. Esse cara disse que me pagava, mas não me pagou!

- Você tem a desfaçatez de ainda mentir! Olha, eu não gosto de me valer desta coisa não. Mas um tio do colega meu é político e dos graúdos! Se esse imbróglio em que este aqui me meteu não for elucidado eu vou ser obrigado a pedir ajuda!

- O que o senhor quer que eu faça? Que o torture para que ele confesse?

- Eu não quis dizer isso não, desculpe-me. Eu nunca aprovaria um método desses. Eu estou é muito nervoso! Eu não sabia que a simples prisão de um ladrão fosse dar nessa confusão toda.

- Olha aqui meu senhor, vamos ser claros e objetivos. Essa história já está me cansando! Esse cara diz que o co... sodomizou. O senhor não o pagou e ele foi obrigado a tomar o anel à força. Pois bem! Vamos todos ao lugar competente fazer um exame de corpo de delito. O senhor é médico, não? Então deve entender dessas coisas! Vamos tirar a prova dos nove! O senhor topa?

- Se não tem outra alternativa!

- Só tem um pequeno detalhe. Lá está assim de jornalista-urubu tentando farejar uma notícia! O senhor não deve se importar se amanhã aparecer em jornais com a seguinte manchete: “Médico faz teste anal para recuperar anel”

Neste momento eu que estava transcrevendo tudo com a máxima fidelidade, prestando o máximo de atenção para não esquecer nenhum detalhe, fui obrigado a interromper a escrita taquigráfica, relaxando o meu obcecado profissionalismo e fiquei sinceramente comovido com o rapaz (era um rapaz; o delegado chamava-o de senhor por uma questão de educação) que começou a soluçar em prantos sem parar. O delegado que até aquele momento tinha se mostrado severo demais com os rapazes (o outro era uma criança também...) preparou um copo de água com açúcar e deu-lhe com tal delicadeza, que parecia um pai que consolava, grato, um filho pródigo que volta.

O delegado Magaldi ficou satisfeito quando o rapaz se recompôs e como se tivesse encarnado o espírito do Próspero ao final de “A Tempestade” de Shakeaspeare, quando entre mortos e feridos sobraram-se todos (perdoe-me o leitor exigente, pelo lugar comum, mais muitas vezes é o que melhor expressa uma realidade em ebulição e não vamos ficar descompassados com os fatos, simplesmente por um estéril esteticismo, não é mesmo?)...enfim o delegado conclamou-os à conciliação:

- Vamos meus amigos, sejamos razoáveis. O senhor, Doutor, retira a queixa e ele lhe devolve o anel. Afinal, de qualquer forma ele cometeu uma violência com o senhor: ele não poderia ter se valido da força bruta. E olha que eu vou passar uma esponja em muita coisa. Afinal vocês estavam num logradouro público!

- O que eu tenho que assinar? Eu quero ir embora daqui imediatamente! Eu não quero mais esse anel. Ele não tem mais nenhuma importância pra mim, apesar de ter sido uma pessoa muito querida que o me presenteou. O que me roubaram aqui hoje ninguém poderá me restituir: a fé na justiça!

O delegado não gostou nem um pouco do discurso final do rapaz. Mas como aquilo punha um ponto final nessa confusão toda, ele não se deu ao trabalho de retrucar com ímpeto. Simplesmente, entregou-lhe depois de certo tempo, um tanto trêmulo, uma folha para que ele assinasse e completou:

- Eu também não quero mais vê-los na minha frente!

Leitor amigo, tudo aconteceu conforme aqui lhe relato em meu texto. Afinal eu não mergulhei naqueles calhamaços do Émile Zola simplesmente para preparar listinhas do supermercado... Não! Essa minha preparação toda não foi em vão! Para que o leitor se convença da minha fidelidade aos fatos eu deixei por último um pequeno detalhe que ainda não lhe tinha revelado, mas agora por dever do ofício eu acrescento, mesmo com risco de perder o emprego caso descubram este meu texto: eu já tinha visto o suposto ladrão conversando com o delegado anteriormente, aqui mesmo nesta delegacia, numa boa, há algum tempo atrás...

Meu Deus! Será que o delegado também é adepto dessas relações perigosas, do vício grego?

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.wastedtalent.com.ar/wp-content/uploads/2009/03/aterro-do-flamengo.jpg&imgrefurl=http://www.wastedtalent.com.ar/%3Fm%3D20090305&usg=__YoEBX4tn72XcZWwGb9kxhILuKD4=&h=509&w=800&sz=305&hl=pt-br&start=0&sig2=d5o_wa43s2spegiY04yVuQ&zoom=1&tbnid=kilxvTvURwSeRM:&tbnh=136&tbnw=214&ei=pNi0TNXCNMH-8Aax9fWCCg&prev=/images%3Fq%3D%2522Aterro%2Bdo%2BFlamengo%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=487&vpy=310&dur=2225&hovh=179&hovw=282&tx=151&ty=103&oei=pNi0TNXCNMH-8Aax9fWCCg&esq=1&page=1&ndsp=17&ved=1t:429,r:7,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.fotorkut.com.br/imagens/animais/orkut-hi5-myspace-animais_(66).gif&imgrefurl=http://www.fotorkut.com.br/buscar.php%3Fimagem%3Dveado&usg=__-sDsoyMc1KaF-yp76IU4OrWJfNQ=&h=380&w=350&sz=267&hl=pt-br&start=0&sig2=loSxPSGmNRZQc2sci7v01g&zoom=1&tbnid=KexVNGv_ZCxyCM:&tbnh=158&tbnw=146&ei=etm0TLDrB4OB8gaM37CECg&prev=/images%3Fq%3DVeado%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D634%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=927&vpy=295&dur=1431&hovh=234&hovw=215&tx=121&ty=158&oei=etm0TLDrB4OB8gaM37CECg&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:16,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://gilgiardelli.files.wordpress.com/2007/06/normal_veado.jpg&imgrefurl=http://gilgiardelli.wordpress.com/2007/06/29/113/&usg=__Qna8XfueGrRUxPGGUv1l0wnDXg8=&h=400&w=518&sz=55&hl=pt-br&start=0&sig2=hUeB7ySKAzr3RePKhz_zLQ&zoom=1&tbnid=zp43geQJ95HrhM:&tbnh=159&tbnw=206&ei=etm0TLDrB4OB8gaM37CECg&prev=/images%3Fq%3DVeado%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D634%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=143&vpy=262&dur=5624&hovh=197&hovw=256&tx=125&ty=92&oei=etm0TLDrB4OB8gaM37CECg&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:6,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://img1.mlstatic.com/jm/img%3Fs%3DMLB%26f%3D144842744_6564.jpg%26v%3DO&imgrefurl=http://www.emule.com.br/lista.php%3Fkeyword%3DPeixeiro&usg=__ybnpoaNL34D0tfR7G8DxyWI7LEk=&h=400&w=400&sz=11&hl=pt-br&start=73&sig2=LG8Hj76p9WCRVBAPdy5kvg&zoom=1&tbnid=xkvxFvsmKAnlcM:&tbnh=166&tbnw=168&ei=-yG1TInwDsKBlAee3LWEDw&prev=/images%3Fq%3Dpeixeira%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D677%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10,1680&itbs=1&iact=hc&vpx=811&vpy=286&dur=1&hovh=225&hovw=225&tx=151&ty=114&oei=kCG1TL-fHMH68AaAr6yNCg&esq=2&page=4&ndsp=21&ved=1t:429,r:11,s:73&biw=1360&bih=677

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/magico-e-o-delegado/magico-e-o-delegado-poster02.jpg&imgrefurl=http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/magico-e-o-delegado/magico-e-o-delegado.asp&usg=__hq4q9NdOXHyO8-bGLj9ftrQ3Dxk=&h=643&w=450&sz=55&hl=pt-br&start=134&sig2=7gqG3l1PQhvBZ5G_vRYywg&zoom=0&tbnid=P9M7Uxe8q6y5kM:&tbnh=137&tbnw=96&ei=kSK1TJigIcLflgeBubHnCw&prev=/images%3Fq%3Ddelegado%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10,3815&itbs=1&biw=1360&bih=634

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.paginaliteraria.com/carinhas/confusao-delegacia.jpg&imgrefurl=http://www.paginaliteraria.com/node/546&usg=__nlzhgSS8zzVXzATVfqTY81TIJt0=&h=400&w=500&sz=79&hl=pt-br&start=69&sig2=9adbPUtZ-o18fw23kEmDbw&zoom=1&tbnid=wW0dZBV3XAWUeM:&tbnh=148&tbnw=160&ei=XyO1TOnTEoPGlQeq6Z2sCg&prev=/images%3Fq%3Ddelegacia%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10,2060&itbs=1&iact=hc&vpx=927&vpy=296&dur=870&hovh=193&hovw=241&tx=117&ty=92&oei=9yK1TODKNsP58AaLn7X0CQ&esq=5&page=5&ndsp=18&ved=1t:429,r:10,s:69&biw=1360&bih=634

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_8Z-SfESmoBk/SSBjgTAxqiI/AAAAAAAAA30/TpDonLZRAfs/S1600-R/rembrandt_anatomia.jpg&imgrefurl=http://lucienefelix.blogspot.com/2009/03/o-mito-de-tantalo.html&usg=__q5YVjsQEkvmQ44VvgDcbin6pLro=&h=300&w=400&sz=37&hl=pt-br&start=0&sig2=JfOO_nTk6pmtgkDR1ZHeOg&zoom=1&tbnid=rSZaGO4NCTcRBM:&tbnh=156&tbnw=205&ei=-CO1TLfqA8P58AaLn7X0CQ&prev=/images%3Fq%3Dm%25C3%25A9dicina%2Brembrandt%26hl%3Dpt-br%26sa%3DX%26gbv%3D2%26biw%3D1360%26bih%3D634%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=359&vpy=88&dur=1397&hovh=194&hovw=259&tx=123&ty=106&oei=-CO1TLfqA8P58AaLn7X0CQ&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:1,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjczFHI0Wq6B8nkJOFy9NdtSm1tWyVbYBVW4rBub-uJboJYeaAVFFFdSoD0KNV41sOQR33eLvi29jDl6B5TXohWNC8HlLydYhtx8bsiSRNO9WC0pwNh0orivgLFMebFrv5hxdevDDz-V4C1/s400/Tsuki+-+Lab+Test.jpg&imgrefurl=http://beeabusada.blogspot.com/2009/02/house-gay.html&usg=__4F0-yo437w3UPbtwu4beCdbbDU0=&h=400&w=300&sz=28&hl=pt-br&start=0&sig2=bdgn50_zi1V8rtdJvWqvtA&zoom=1&tbnid=Q-ClO3s-ZOP4BM:&tbnh=162&tbnw=149&ei=ziS1TJ-4LoOBlAe7-7m-Cg&prev=/images%3Fq%3DM%25C3%25A9dico%2BGay%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10,120&itbs=1&iact=rc&dur=735&oei=gSS1TIq2GML48Aba1sj6CQ&esq=8&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:11,s:0&tx=76&ty=87&biw=1360&bih=634

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVk36yJ6SKwVXjDVwrXJjrpde-qLfko1_YvhjJo_k7X66J62g6k2WkObSUbbYhbyoNzClkKVaaibCpGwxoOKmjN-yUZGpkIHD72F8TkcfdnQ8720uOkNtcRCpndj8Ndig01G7UNoibLgA/s1600/Engraxate.jpg&imgrefurl=http://vereadorfranciscosaulo.blogspot.com/2010_04_01_archive.html&usg=__byA_kspyCCYV_CfccPc1OtpGv-I=&h=268&w=400&sz=30&hl=pt-br&start=60&sig2=KziupDf-J6CYqpIDCpPdnA&zoom=1&tbnid=OsmO-eHDSgYe9M:&tbnh=142&tbnw=191&ei=tCW1TNbaMIT6lweTo-jaCQ&prev=/images%3Fq%3Dhomem%2Bengraxate%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10,1549&itbs=1&iact=hc&vpx=1045&vpy=284&dur=4&hovh=184&hovw=274&tx=170&ty=92&oei=LSW1TJiMI4P88AaniNCWCg&esq=2&page=4&ndsp=20&ved=1t:429,r:12,s:60&biw=1360&bih=634

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.fantascienza.com/blog/stranoattrattore/wp-content/uploads/2008/10/john_martin_distruzione_di_sodoma_e_gomorra_1852.jpg&imgrefurl=http://reporterdecristo.com/gays-perseguicao-e-mentiras-a-novela-de-sempre/&usg=__bjIIt049LlfZUpaMRcT3FXhJfmU=&h=336&w=500&sz=87&hl=pt-br&start=0&sig2=gUHLpcw4NMoU7QSTLGsy6w&zoom=1&tbnid=8mQH0bXF_DG9QM:&tbnh=162&tbnw=218&ei=Mye1TJHyIMH-8AaW7_2BCg&prev=/images%3Fq%3Dsodomia%2Bgay%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10,13&itbs=1&iact=hc&vpx=1045&vpy=254&dur=10588&hovh=184&hovw=274&tx=167&ty=132&oei=Mye1TJHyIMH-8AaW7_2BCg&esq=1&page=1&ndsp=19&ved=1t:429,r:12,s:0&biw=1360&bih=634

Nelson Rodrigues de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário