terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tsai Ming-Liang, O Homem do Tempo/ “O Sabor da Melancia” de Tsai Ming-Liang: O Amor Banido no Reinado de Uma Atroz Incomunicabilidade
















No panorama cultural carioca está em pauta o evento adiante, cuja súmula foi retirada do site do CCBB-RJ-

http://www.bb.com.br/portalbb/page511,128,10153,1,0,1,1.bb?dtInicio=11/2010&codigoEvento=3764

Tsai Ming-Liang, O Homem do Tempo

23 Nov a 12 Dez

Local: Cinema I | CCBB RJ

Horário: Ver Programação

Mais abrangente retrospectiva já realizada do diretor malaio. Solidamente instalado no time dos mais prestigiados e influentes realizadores contemporâneos graças à coesão, originalidade e ousadia de sua filmografia, Tsai Ming-Liang tornou-se um dos mais apreciados artistas da atualidade. Entre as raridades da mostra, ficções e documentários feitos para a televisão na década de 90, preciosidades sobre as quais pouco se conhece, raramente exibidas mesmo nos circuitos alternativos. Uma mesa redonda discutirá a obra do cineasta que estará presente no Brasil durante a realização do evento.

Curadoria: João Juarez Guimarães

Ver programação completa no folder da mostra.

SERVIÇO

Data: 23 de novembro a 12 de dezembro

Local: Cinema I | Rua Primeiro de Março, 66 - Centro

Bilheteria/Informações: Terça a domingo, das 9h às 21h | Telefone: (21) 3808-2020

Ingressos: CINEPASSE | R$ 10 e R$ 5 (meia), válido por 30 dias, para acesso às mostras de cinema, por meio de senhas. As senhas deverão ser retiradas 30 minutos antes decada sessão.

*Classificação Indicativa: de acordo com o filme

Assim, considero oportuno atualizar texto publicado originalmente no jornal Montbläat, agora com revisões, cortes e acréscimos, pois “O Sabor da Melancia” é um filme bastante emblemático da carreira do cineasta.

“O Sabor da Melancia” de Tsai Ming-Liang

O Amor Banido no Reinado de Uma Atroz Incomunicabilidade

A incomunicabilidade entre os seres humanos de modo geral e nas relações amorosas, que sempre existe num considerável grau, fazendo parte da condição humana, é uma das matérias primas essenciais de toda obra de Michelangelo Antonioni, mas este extraordinário cineasta italiano, que já captou vários momentos de exasperação desta situação, nunca a levou aos extremos de ferocidade que o cineasta de Taiwan, o malaio Tsai Ming-Liang tem apresentado em seus filmes. Agora com “O Sabor da Melancia” (Taiwan/França/2005) esta constante temática atinge seu ápice. Sinal dos tempos?

Uma forte estiagem assola Taipé e na ausência de água, a melancia passa a ter sua cotação elevada, sendo muito consumida. Mas seu significado no filme não se restringe a essa praticidade. Ela ainda pode ser empregada como fetiche sexual. É desta forma que somos apresentados a Hsiao Kang (Lee Kang-Shengi) ator de filmes pornô, vestido de médico que transa com uma mulher vestida de enfermeira, onde uma melancia partida cumpre a função de genitália feminina. A situação é realmente engraçada, como outras do filme, mas é um grande equívoco (quando não uma propaganda enganosa) o título que o filme recebeu no Brasil, bem como a chamada no cartaz: “uma comédia suculenta e picante de Tsai Ming-Liang”. O título mais adequado para “The Wayward Cloud” seria “ A Nuvem Inconstante”. O título com que foi exibido no Festival de São Paulo de 2005, ”Nuvens Carregadas”, também tem sentido, mas a ligeireza que o título brasileiro sugere agora é inadequada, pois as relações eróticas do filme são permeadas pela mecanicidade, angústia e muitas vezes desespero, com um clima tanatológico.

“O Sabor da Melancia” é mais um filme de criação de climas, ambiências, estados de alma do que de narrativa propriamente dita. Para quem assistiu “Que Horas São Aí?” (2001), exibido no Festival de São Paulo de 2002 e agora na Mostra do CCBB será reconhecível a retomada dos personagens Hsiao-Kang e Shiang-Chyi (Chen Shiang-Chyi), onde ele vendia relógios e ela acaba indo para Paris. Estes dados, entretanto, não são fundamentais para que se mergulhe no universo de sensações, muitas vezes bizarras, propostas pelo filme. Ela volta de Paris, o encontra dormindo numa praça e sem que saiba que ele agora protagoniza filmes pornôs, iniciam uma frágil relação afetiva onde o sexo não será consumado, havendo apenas climas criados. Hsiao vampiriza e é vampirizado em seu ganha pão numa cidade grande onde um vazio imenso é representado por ruas e praças desertas e muitas pessoas só aparecem pela televisão, disputando gincanas de quem come melancia mais rapidamente ou lança sementes mais longe. A seca da cidade também representa a secura dos sentimentos e sua relação com Shiang-Chyi é especialmente travada. Uma das fortes seqüências do filme se passa justamente numa locadora de filmes pornôs onde os dois tentam de uma forma angustiada, com sofreguidão, fazer amor, numa hipérbole de relações mecanizadas.

Se antes chovia muito em filmes do diretor, agora Shiang-Chyi carrega garrafas de água e Hsiao-Kang vai tomar banho no reservatório de um prédio. Do incômodo da vida real, assim como acontece em “O Buraco” (1998), surgem fascinantes números musicais com acentuado gosto pelo kitsch, agora mais requintado e com coreografias mais apuradas que o filme anterior. Em alguns dos números não deixa de ser destilada uma melancolia própria da que é vivenciada pelos personagens. Tsai Ming-Liang cresceu na Malásia assistindo a musicais orientais com os avós. Aqui tenta recuperá-los, influenciado também por Hollywood e os trabalhos de Busby Berkeley (em uma seqüência há uma profusão de guarda-chuvas com tons que emulam a fruta redentora). Mas a mistura de inocência e perversão em que surge até um símbolo fálico cultuado é puro Tsai Ming-Liang e vai desapontar os que procurarem maiores proximidades com os filmes célebres do gênero. Sua atitude aqui está mais próxima da iconoclastia de Lars Von Trier em “Dançando no Escuro” com as visões que a cega Selma interpretada por Björk tem quando se vê em situações de grandes apuros. A rigor, entretanto, o que é mostrado em “O Sabor da Melancia” é suis-generis. Os números musicais refletem o humor dos personagens e ao mesmo tempo, com suas coreografias e cores vivas, pontuam o filme de tal forma a tirar o espectador de certo torpor que a narrativa radical em seus longos e lentos planos pode lhe provocar.

“O Sabor da Melancia” é carregado de símbolos que são um banquete para os espectadores, como a chave perdida incrustada no asfalto que quando é retirada faz jorrar água. Mas um é especialmente bem forte. Shiang-Chyi sobe as escadas de seu prédio com uma melancia na barriga coberta por sua blusa. Passa então a sentir dores de parto e a vemos com a fruta na mão com se tivesse nascido uma criança. É na fantasia que concretiza aquilo que não consegue pela indiferença de Hsiao-Kang.

Se há forte incomunicabilidade entre seus personagens o mesmo não se pode dizer do ator Lee Kang-Sheng e Tsai Ming-Liang: este ator-fetiche está presente em boa parte dos filmes do cineasta e acompanhamos diferentes estados de espírito de seus personagens, sendo que a química entre ator e diretor é perfeita, tendo em vista os filmes que pudemos assistir no Brasil, algo comparável ao trabalho de Jean-Pierre Léuad com François Truffaut. Aliás, não é por acaso que Léuad trabalha no último Tsai que é “Visage/ Faces”(2009). Em “O Rio” (1997) um verdadeiro encontro entre pai e filho (Lee Kang-Sheng ) só se dá numa situação constrangedora e a seu modo singular, também sublime, o que evoca em crueldade um tanto do final de “O Sabor da Melancia”: o filho sem saber masturba o pai numa sauna. Em “O Buraco” um homem (Lee Kang-Sheng) e uma mulher vivem separados em andares diferentes de um prédio, tendo para se comunicar apenas um buraco. Há uma epidemia no bairro rondando as pessoas de forma que elas deveriam abandonar o lugar onde estão, mas os dois resistem, só se tendo um ao outro, num jogo de difícil aproximação. Em “Vive l’ Amour (1994) a solidão humana em Taipé nos é mostrada de forma assustadora. Seu longo plano-seqüência final é um dos mais tristes da história do cinema. Nunca antes diferentes fases de um choro convulsivo foram exploradas com tanta força, realçando o isolamento do ser humano nos espaços dos grandes centros urbanos.

Os franceses chamam orgasmo de petit mort. Poucas vezes vimos no cinema Eros associado com Thanatos de uma forma tão forte como em “O Sabor da Melancia”, o que nos lembra a expressão francesa. As cenas de sexo não têm nenhum glamour e são transbordantes de sofrimento e mecanicidade. Há quem critique o cineasta por não fazer a crítica de um estupro no filme. A forma com que esta seqüência é montada, ressaltando todo vazio, terror e desesperança desta situação já é uma crítica. Há os que consideram o filme misógino, o que não é oportuno. Com sentido contrário poderíamos então dizer que também é contra os homens. O fato é que estamos no reino pleno do desamor de todos os seres.

“O Sabor da Melancia”, ganhador do prêmio de melhor filme pela FIPRESCI ( Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica) e do Urso de Prata de melhor contribuição artística do Festival de Berlim de 2005, com seus diversos registros narrativos, seu forte apego ao simbólico, suas quebras surpreendentes com inusitados números musicais, suas cenas de sexo arrojadas que tangenciam mas não são de sexo explícito, suas bizarrices, seu humor tristonho, é um filme que pode incomodar muito o espectador, principalmente o que for, desavisado, atraído pelas falsas promessas de sua publicidade. O filme passa longe do bom humor atingido por Joaquim Pedro de Andrade no episódio “Vereda Tropical” de “Contos Eróticos”, onde Cláudio Cavalcanti pratica suas fantasias também com uma melancia. Quem chegar ao final do filme, entretanto, vai se deparar com uma seqüência antológica do cinema recente. Ela também não é fácil de ser assistida, mas carrega em si uma síntese perfeita do estado das coisas na sociedade contemporânea, com um forte terror anímico que toma conta dos protagonistas, uma forte extrapolação do desprezo ao ser humano, da coisificação do outro, do corpo, da perversão em nome da captação de moeda corrente, culminando num dos mais desconcertantes encontros da história do cinema, que provoca grande impacto. É um momento raro de felicidade ou o desespero na sua mais completa expressão?

Ps Até “O Sabor da Melancia” alguns filmes de Tsai Ming-Liang foram exibidos no país no circuito comercial. “Eu Não Quero Dormir Sozinho” (2006), visto no Brasil só em festivais é obra-prima absoluta que assisti em Paris com legendas em francês, perdendo alguns diálogos mas siderado com o poder hipnótico das imagens. Num Festival do Rio de 2 anos atrás dei um jeito de ver o filme duas vezes, agora com legendas em português. É um absurdo que obra de tal magnitude de um já sabido grande cineasta fique inédita por aqui nos circuitos.

Já “Visage/Face” (2009) filmado em Paris, com locações no Louvre, chegou até a ser anunciado na revista Bravo! como uma das estreias do mês, este ano. No entanto o filme desapareceu! Não se tem mais notícias dele em relação ao circuito, nem em DVD. Passa agora na Mostra do CCBB-RJ.

Os dois filmes, assim como outras obras inéditas do autor como “Goodby, Dragon Inn” (2003) certamente seriam sucessos, no mínimo de culto. Este último nos mostra a decadência de um cinema antes tradicional agora transformado num cinema onde o objetivo maior não é o filme e sim a pegação entre homossexuais etc. Algo que também nos mostra “Serbis” (2008) do filipino Brillante Mendoza, outro grande cineasta esnobado pelo circuito, já comentado no Blog, mas num tom mais dinâmico, sendo que Tsai continua comtemplativo e trabalhando magnificamente com longos planos sequências, o que nele, longe de ser um fetiche estéril, expressa uma visão de mundo paciente e generosa para com excluídos e marginalizados.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEAEOV472Nq5QIsbSL5DwSRJ6WKVXRlj766clmxmX6pqOXC7mbcOPmLRxP1ivKq9Xdu6UTp2c0nWHARXqm7KWQ1V2X96zk9946Jerj0oQpUg_7wvTu3X2ZKGIIurMNWzRVPybU7KYVXRiQ/s400/O+Sabor+da+Melancia.jpg&imgrefurl=http://hipocrisiasindigenas.blogspot.com/2008/12/tsai-ming-liang-realizador-originrio-da.html&usg=__LeooItqFpyhEIEeSc9CgP7flq-g=&h=400&w=280&sz=29&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=oqgUvCj2bZfydM:&tbnh=136&tbnw=95&prev=/images%3Fq%3D%2522O%2Bsabor%2Bda%2BMelancia%2522%2B%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=303&vpy=41&dur=19&hovh=268&hovw=188&tx=119&ty=152&ei=ua3rTKDkMcH58Abh2ZCLAg&oei=ua3rTKDkMcH58Abh2ZCLAg&esq=1&page=1&ndsp=30&ved=1t:429,r:1,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.telefilme.net/imagens/365x260/4780.jpg&imgrefurl=http://www.filmespremium.net/sinopse-do-filme-11928_O-SABOR-DA-MELANCIA.html&usg=__OuVhwRAcYBlCsfisMuKVrW0nYoY=&h=365&w=260&sz=18&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=KiTqnHUAzuV6XM:&tbnh=126&tbnw=90&prev=/images%3Fq%3D%2522O%2Bsabor%2Bda%2BMelancia%2522%2B%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:10,28&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=297&vpy=157&dur=953&hovh=266&hovw=189&tx=101&ty=135&ei=ua3rTKDkMcH58Abh2ZCLAg&oei=ua3rTKDkMcH58Abh2ZCLAg&esq=1&page=1&ndsp=30&ved=1t:429,r:9,s:0&biw=1360&bih=677

http://clickdorato.blogspot.com/2007/10/o-sabor-da-melancia.html

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://aspirinab.com/ficheiros/o-sabor-da-melancia-tsai-ming-liang-tian-bian-yi-duo-yun.jpg&imgrefurl=http://aspirinab.com/valupi/cineterapia-10/&usg=__xu6zvc4F9m00GXKAK1wdABorZ64=&h=297&w=533&sz=13&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=0b-65wf1jZLgPM:&tbnh=98&tbnw=176&prev=/images%3Fq%3D%2522O%2Bsabor%2Bda%2BMelancia%2522%2B%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=106&vpy=92&dur=2621&hovh=167&hovw=301&tx=138&ty=98&ei=ua3rTKDkMcH58Abh2ZCLAg&oei=ua3rTKDkMcH58Abh2ZCLAg&esq=1&page=1&ndsp=30&ved=1t:429,r:0,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://juniorholden.files.wordpress.com/2010/03/sabor-da-melancia.jpg&imgrefurl=http://juniorholden.wordpress.com/page/6/&usg=__kBvBdRDUKWEEMucDiKzwxC52-ac=&h=472&w=700&sz=86&hl=pt-br&start=0&zoom=0&tbnid=r3m8Z8TX2I4ORM:&tbnh=94&tbnw=140&prev=/images%3Fq%3D%2522O%2Bsabor%2Bda%2BMelancia%2522%2B%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:10,28&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=582&vpy=108&dur=901&hovh=94&hovw=140&tx=73&ty=53&ei=ua3rTKDkMcH58Abh2ZCLAg&oei=ua3rTKDkMcH58Abh2ZCLAg&esq=1&page=1&ndsp=30&ved=1t:429,r:3,s:0&biw=1360&bih=677

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.cinefrance.com.br/_images/filmes/saveur6.jpg&imgrefurl=http://www.cinefrance.com.br/todos/%3Fletra%3DO%26filme%3D402&usg=__yRI9vmkqte6d6SLKVoo76H98xlw=&h=400&w=600&sz=50&hl=pt-br&start=30&zoom=1&tbnid=Myadf6u89l_yuM:&tbnh=152&tbnw=203&prev=/images%3Fq%3D%2522O%2Bsabor%2Bda%2BMelancia%2522%2B%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:10,806&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=875&vpy=242&dur=1239&hovh=183&hovw=275&tx=130&ty=93&ei=U7DrTIz8OsT6lwfM0eyrAQ&oei=ua3rTKDkMcH58Abh2ZCLAg&esq=2&page=2&ndsp=18&ved=1t:429,r:16,s:30&biw=1360&bih=677

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.cenasdecinema.com/wp-content/uploads/2010/05/O-Sabor-da-Melancia.jpg&imgrefurl=http://www.cenasdecinema.com/2010/05/cinema-e-sabores-na-virada-cultural.html&usg=__IRKW9bEZwBR2EGytOUxEfB9ipug=&h=270&w=600&sz=81&hl=pt-br&start=30&zoom=1&tbnid=wcy7gBnY-maY8M:&tbnh=87&tbnw=194&prev=/images%3Fq%3D%2522O%2Bsabor%2Bda%2BMelancia%2522%2B%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:10,806&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=984&vpy=258&dur=823&hovh=150&hovw=335&tx=228&ty=86&ei=mrDrTLGmLoT7lwfW9Ilc&oei=ua3rTKDkMcH58Abh2ZCLAg&esq=2&page=2&ndsp=18&ved=1t:429,r:17,s:30&biw=1360&bih=677

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilzxbO7yrDHxPwKrg7xeoSDwEY1yHs7ZsnWGnvWt_uRf-ThCNHz19VRFJ8u5i5aELYtgrmrQDRFFHStu2FwHJJJlf5CnanAkbhCGiFtoFbJoneXhz1SeyWeAWEitufx53FsgAA3clmZRJK/s400/15486.jpg&imgrefurl=http://clickdorato.blogspot.com/2007/10/o-sabor-da-melancia.html&usg=__VgWkbX2SJVFMeCYNNZBJLjKC8HU=&h=267&w=400&sz=35&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=IypIJYrNfxif2M:&tbnh=127&tbnw=169&prev=/images%3Fq%3D%2522O%2Bsabor%2Bda%2BMelancia%2522%2B%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:10,30&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=773&vpy=335&dur=2259&hovh=183&hovw=275&tx=156&ty=96&ei=frHrTJG8C8Hflgep7YSaAQ&oei=ua3rTKDkMcH58Abh2ZCLAg&esq=9&page=1&ndsp=30&ved=1t:429,r:20,s:0&biw=1360&bih=677

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://cinefabico.files.wordpress.com/2010/06/tsaivive.jpg%3Fw%3D380%26h%3D556&imgrefurl=http://cinefabico.wordpress.com/page/2/&usg=__0ygH7jyXvca_0rIA4pZfX83iZfU=&h=556&w=380&sz=41&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=IF07dvHHCGzjgM:&tbnh=144&tbnw=98&prev=/images%3Fq%3D%25E2%2580%259CVive%2Bl%25E2%2580%2599%2BAmour%2522%2B%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D598%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=462&vpy=43&dur=1455&hovh=272&hovw=186&tx=116&ty=150&ei=E7PrTLS3PIP48Aa-w4n9AQ&oei=E7PrTLS3PIP48Aa-w4n9AQ&esq=1&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:2,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blog.chinatimes.com/images/chinatimes_com/mingyeh/3999/Viva%2520Lamour.jpg&imgrefurl=http://blog.chinatimes.com/mingyeh/archive/2009/11/12/447813.html&usg=__kRBA1rqkvi35d998nDWkU43v3ig=&h=320&w=480&sz=22&hl=pt-br&start=85&zoom=1&tbnid=iW7dhNUdjzUPwM:&tbnh=145&tbnw=205&prev=/images%3Fq%3D%25E2%2580%259CVive%2Bl%25E2%2580%2599%2BAmour%2522%2B%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D598%26tbs%3Disch:10,1880&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=343&vpy=322&dur=632&hovh=183&hovw=275&tx=122&ty=91&ei=wrPrTKDSIIP7lwfc-tlv&oei=E7PrTLS3PIP48Aa-w4n9AQ&esq=5&page=5&ndsp=21&ved=1t:429,r:8,s:85&biw=1360&bih=598

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://i303.photobucket.com/albums/nn132/zequalquer/23-1201243035T.jpg&imgrefurl=http://amigosdohomerblog.blogspot.com/2008/12/baixar-filmes-tsai-ming-liang-legendado.html&usg=__3a9rNfM-DMAzvzSPvFN14ZmVvNg=&h=400&w=282&sz=26&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=Ds756gzQhRB_5M:&tbnh=150&tbnw=104&prev=/images%3Fq%3D%25E2%2580%259CO%2BBuraco%2522%2B%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D598%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=236&vpy=49&dur=1942&hovh=267&hovw=188&tx=113&ty=126&ei=-LTrTOLxCIet8AatnoWtAg&oei=-LTrTOLxCIet8AatnoWtAg&esq=1&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:1,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_-mbzjZ9B0o8/SXNzrvq_dyI/AAAAAAAABN8/bWpAPCZ-OWk/s400/thehole.jpg&imgrefurl=http://oveupintado.blogspot.com/2009_01_01_archive.html&usg=__GxSPL-4XIve-IAVCDOPKNyncUEk=&h=225&w=400&sz=10&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=EcjH0thbg26MLM:&tbnh=109&tbnw=193&prev=/images%3Fq%3D%25E2%2580%259CO%2BBuraco%2522%2B%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D598%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=662&vpy=98&dur=3141&hovh=168&hovw=300&tx=136&ty=88&ei=-LTrTOLxCIet8AatnoWtAg&oei=-LTrTOLxCIet8AatnoWtAg&esq=1&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:4,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLWhxMdnYHRextA9orepjbVXLjKFou4aLw5bcnibLdE_kCiZTQSoD9wHqIXMR7FekkYt1vBFQ9nI73XwspCP3wSLVvMVeZIiY3rgNWbkCiymPraMBMKhJDCwSsYwufwbfrbKNgm2zr0LM/s1600/19130211.jpg&imgrefurl=http://cinemapode.blogspot.com/2010/05/visage-tsai-ming-liang.html&usg=__7-sa6ATk5Cd7qgLBhs38wwqIwp8=&h=400&w=600&sz=49&hl=pt-br&start=40&zoom=1&tbnid=3YPpyZI02WN-HM:&tbnh=135&tbnw=195&prev=/images%3Fq%3D%25E2%2580%259CO%2BRio%2522%2B%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D598%26tbs%3Disch:10,953&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=677&vpy=128&dur=3114&hovh=183&hovw=275&tx=156&ty=98&ei=RLbrTKH9GoSclgfDntF5&oei=ErbrTKmhBcL58Aa1u7D1AQ&esq=3&page=3&ndsp=19&ved=1t:429,r:3,s:40&biw=1360&bih=598

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://ailtonmonte.files.wordpress.com/2008/11/river167ax.jpg&imgrefurl=http://cinediario.blogspot.com/2004_01_01_archive.html&usg=__u-yedkJHA4TmhbIJ6G37nBDRjqo=&h=331&w=520&sz=24&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=RmL8nYvQfc9N4M:&tbnh=156&tbnw=204&prev=/images%3Fq%3D%25E2%2580%259CO%2BRio%2522%2B%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D598%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=130&vpy=96&dur=6362&hovh=179&hovw=282&tx=156&ty=80&ei=t7brTOXsKYKglAfG4Lh2&oei=ErbrTKmhBcL58Aa1u7D1AQ&esq=4&page=1&ndsp=19&ved=1t:429,r:0,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.avistaz.com/wp-content/uploads/2009/07/Goodbye-Dragon-Inn.jpg&imgrefurl=http://www.avistaz.com/movies/2009/goodbye-dragon-inn-taiwanese-2003.html&usg=__qaLjocOKNg6RxVEJk3ikxk7kWgM=&h=755&w=510&sz=97&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=5ORlY9tfzdqWAM:&tbnh=153&tbnw=103&prev=/images%3Fq%3D%25E2%2580%259CGoodbye,%2BDragon%2BInn%2522%2B%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DX%26biw%3D1360%26bih%3D634%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=128&vpy=47&dur=133&hovh=273&hovw=184&tx=85&ty=152&ei=zrfrTM_4OIL68AaJm_iDAg&oei=zrfrTM_4OIL68AaJm_iDAg&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:0,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.asiatorrents.com/imagehost/images/980473Dark%2520Circle.jpg&imgrefurl=http://www.asiatorrents.com/index.php%3Fpage%3Dtorrent-details%26id%3Df4ed620f256e8baabda0ff497453acfce8ebfa43&usg=__t6Ppr1FFKRzS5kyn8BADMWjX5WE=&h=631&w=450&sz=63&hl=pt-br&start=28&zoom=1&tbnid=U_sLj5hLS-CK3M:&tbnh=158&tbnw=113&prev=/images%3Fq%3D%2522I%2Bdon't%2Bwant%2Bto%2Bsleep%2Balone%2522%2522Tsai%2BMing-Liang%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DX%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:10,754&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=979&ei=qAvtTKUTgYqXB5Gqzf0B&oei=cAvtTNeWCoP68AaCmsT1AQ&esq=2&page=2&ndsp=19&ved=1t:429,r:15,s:28&tx=61&ty=63&biw=1360&bih=677

Nelson Rodrigues de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário