segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Três Filmes e Seus Limites ( “Além da Vida”, “A Árvore”, “O Mágico”)














Três Filmes e Seus Limites ( “Além da Vida”, “A Árvore”, “O Mágico”)

Os textos contém spoilers, ou seja, detalhes importantes são revelados para a análise pretendida.

Lá e Cá

Depois da Tragédia Serrana do Estado do Rio de Janeiro fica um tanto obsceno destacar o que “Além da Vida” (EUA/2010) de Clint Eastwood tem de inequivocamente melhor: a reconstituição antológica de um tsunami na Tailândia que colhe de surpresa, dentre outros, a jornalista francesa Marie ( Cécile de France) que estava fazendo compras, corre mas é coberta pelas águas após bater a cabeça em uma madeira e vive uma experiência de quase morte, quando tem visões esmaecidas do que seria “o lado de lá”. Esta experiência a marcará para sempre afetando até mesmo sua vida profissional, quando volta à França.

Em paralelo acompanhamos em São Francisco a recusa de George (Matt Damon) em continuar sendo um médium, pois acredita que “viver da morte não é vida”. Mesmo assim, por insistência do irmão, faz um último trabalho, segurando as mãos de um senhor que perdeu a esposa e lhe traz recados reconfortantes além de uma palavra misteriosa sobre a qual o marido irá reconhecer o porquê. Desconheço este tipo de mediunidade em que basta segurar as mãos das pessoas que palavras de vidas fora da matéria surgem de forma fácil, sem transe, da boca do médium, sem concentração maior, sem necessidade de psicografia. Mas este não é um problema maior do filme. George passa a fazer trabalhos proletários e a estudar culinária para garantir outra forma de subsistência.

Em Londres o menino Marcus (Frankie McLaren), que tem forte apoio do irmão gêmeo (George Mclaren) para lidar como o desajuste da mãe alcoólatra que os ameaça de serem colhidos por um colégio interno, acaba perdendo-o num acidente e se torna obsessivo em travar contato mediúnico com ele, mesmo que para tal se envolva com grandes charlatões.

Se as histórias narradas em paralelo acabam se ressentindo de certa superficialidade (suas premissas não vão aos limites extremos como se espera de um filme de Clint Eastwood) é na elaboração mais do que artificial dos encontros entre os três protagonistas que o filme expõe o seu maior calcanhar de Aquiles. Ironicamente, para um filme que procurava ser neutro, expondo mais do que fazendo qualquer proselitismo religioso ( muito longe do terrível “Nosso Lar” de Chico de Assis) o encontro dos três eixos ao fim soa como uma forte intervenção Deus Ex Machina. Mas o mais provável mesmo é que tenha sido um forte truque de roteiro de Peter Morgan para dar uma intersecção às suas histórias de um filme coral. Nem se espera George travar encontro com Marie em Londres numa feira de livros. Logo Marcus aparece e reconhece o médium que procurava por tê-lo visto na internet. E o happy end com Marie reencontrando George ao mesmo tempo em que Marcus reencontra a mãe constitui-se na cereja do bolo “arranjado” e não pertinentemente construído. Neste ponto estamos nos antípodas dos grandes filmes que Clint Eastwood nos tem oferecido, principalmente nesta primeira década do século XXI.

“Além da Vida” como tudo de Clint Eastwood é cinematograficamente solidamente construído, com tomadas clássicas e nos dando a impressão de que os planos filmados são os únicos que poderiam ter sido feitos. Clint faz sua grande parte, mas o roteiro de Peter Morgan tem vários elementos facilitadores para concluir que o importante é a vida aqui e agora, pois é esta que nós conhecemos. Para que este truísmo muito esquecido nos fosse colocado com mais força Peter deveria ter se cercado de maior conhecimento do universo que resolveu abordar e no qual toca só a superfície. Com todos os defeitos que os filmes que abordam espiritismo no Brasil possam ter e tem, são mais audaciosos neste sentido. Santo de casa não faz milagres, mas Chico Xavier pelo grande fenômeno humano e espiritual, por mais que alguns se arrepiem com a ideia, merece mais e melhores filmes.

Em termos de questionar religião (no caso a protestante) e concluir pela necessidade imperiosa de felicidade terrena, por mais que esta seja fugidia e se dê em momentos, não como algo tecido por um longo tempo, não conheço no Cinema nada que supere a grandeza da obra-prima “Gritos e Sussurros” ( Suécia/1972) de Ingmar Bergman, um dos filmes essenciais da História do Cinema. Pra mim o maior de todos. O melhor entre os melhores.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Obsessão

Dawn (Charlotte Gainsbourg) vive bastante feliz com o marido e quatro filhos numa região australiana afastada dos grandes centros. Quando o marido tem um enfarte e morre jovem, “A Árvore” (França/Austrália/2010) de Julie Bertucelli, nos mostra o apego que a filha de 8 anos Morgana (Simone O'Neil, excelente) passa a ter por uma enorme árvore que circunda a casa, onde ela acredita que o pai enquanto espírito agora esteja.

Curiosamente “como se o espírito do pai fosse brincalhão” as raízes da árvore passam a causar sérios problemas à estrutura da casa e também na vizinhança. Um namorado de Dawn (Marton Csokas) que surge de uma forma muito fácil na narrativa, depois de muitas hesitações, propõe-se a derrubar a árvore mas para isto terá de convencer Morgana a descer dela, o que ela se recusa terminantemente a fazer. A mãe desiste da empreitada.Um providencial e potente ciclone surge para efetuar mudanças que os personagens não tinham coragem de fazer.

O problema de “A Árvore” é que ele almeja o lirismo do começo ao fim, sem que de fato o consiga e perde, por exemplo, a oportunidade de fazer um filme de suspense a la M.Night Shyamalan. Elementos sobrenaturais vão se impondo à narrativa (o ciclone é uma força externa muito conveniente que não emana da árvore e suas ramificações que fazem surgir sapos e outros animais), a mãe também passa a ter uma relação de afetividade e confissão com a árvore, mas no conjunto o filme vai esmaecendo o seu envolvimento com a plateia.

Charlotte Gainsbourg num tom menor, com emoção à flor da pele, nos remete à mulher hiper-deprimida de “Anti-Cristo” de Lars Von Trier, mas enquanto este vai aos extremos de sua premissa com bastante coragem e verdade cinematográfica, “A Árvore” cai numa regularidade aceitável, mas pouco fascinante.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Decadência e Elegância

Jacques Tati deixou um roteiro não filmado. Adaptando este material para um desenho tradicional (com poucos efeitos de computação, se é que os tem), Sylvain Chomet de “As Bicicletas de Belville” (2003), fez “O Mágico” ( França/2010) num andamento muito mais próprio de Tatit do que da féerie do anterior, como era de se esperar.

Num filme praticamente sem diálogos temos a via-crúcis de um mágico que pouco a pouco vai percebendo sua obsolescência num mundo cada vez mais dominado pelo consumismo mais imediato. A ira santa de Tatit/Chomet é tal que chega a apresentar um conjunto de rock caricatura de Beatles e Rolling Stones onde o crooner arrasta-se no chão do palco com seu microfone e saem todos dele saltitantes como caricaturas de homossexuais.

O único companheiro do mágico é um coelho que está sempre aprontando e recusa-se a ser bem comportado saindo da cartola somente quando o mágico deseja. Indo para a Escócia o mágico encontra uma jovem camareira por quem passa a sentir afeto e a leva para suas tentativas cada vez mais precárias de trabalhar em sua atividade, sendo seu maior desatino usar seus dons numa vitrine para vender roupas íntimas e outras.

O grande atrativo de “O Mágico” é emular os tiques de Monsieur Hulot de Tati em desenhos cativantes da era pré-efeitos computadorizados, pois estes chegaram num ponto em que os rostos de humanos ou animais estão um tanto padronizados demais, ressoando à repetição e para tal não há necessidade nem de ver os filmes, bastando olhar as imagens dos cartazes e da internet. Faça o teste com o cartaz de “Enrolados”. Você já não viu isto antes?

Mas “O Mágico” se ressente de um roteiro um tanto esquemático e previsível em que na metade do filme já sabemos que tudo irá por ladeira abaixo, restando a surpresa de em que nível isto se dará. O coelho deixado à natureza bem como a homenagem explícita a “Meu Tio” de Tati são especialmente tocantes. A relação como a jovem é construída de uma forma elíptica demais.

Já “Toy Story 3” (EUA/2010/premiado com Globo de Ouro na categoria ontem) tem roteiro exuberante que nos leva a caminhos mais audaciosos, ainda que saibamos que a fofura predominará no fim, um tanto distante da melancolia que emana de “O Mágico”.

Tati profeticamente enxergou nosso mundo de grandes avanços tecnológicos e grande frieza nas relações interpessoais. Só que nosso mundo superou em muito as previsões mais pessimistas de Tati. Seria muito curioso vê-lo comentando num filme, nosso mundo de hoje, onde os celulares só faltam se transformar em vibradores sexuais e ao mesmo tempo as cidades serranas do Rio de Janeiro estão numa catástrofe tal, sem luz, com as pessoas pedindo que lhes enviemos velas e fósforos.

O fechamento provável do complexo de salas de rua Belas Artes em São Paulo, com sua tradição de grandes filmes exibidos por gerações, confirmando a tendência totalitária de termos cinemas hegemonicamente de shoppings centers é mais um dado de que Tati nada gostaria de viver no mundo em que vivemos. É a magia que cada vez mais se perde.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://m4.paperblog.com/i/5/52723/alem-da-vida-novo-filme-de-clint-eastwood-L-72pe5B.jpeg&imgrefurl=http://pt-br.paperblog.com/novo-filme-de-clint-eastwood-52723/&usg=__Hv-zAQxyLwVQFRSmKexfhfTqsNc=&h=675&w=460&sz=42&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=LYfhq39kfs_MhM:&tbnh=131&tbnw=89&ei=yYk0TbvkDoPUgQf69eGYCw&prev=/images%3Fq%3D%2522Al%25C3%25A9m%2Bda%2BVida%2522%2522Clint%2BEastwood%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=435&vpy=37&dur=855&hovh=272&hovw=185&tx=114&ty=120&oei=yYk0TbvkDoPUgQf69eGYCw&esq=1&page=1&ndsp=29&ved=1t:429,r:2,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUScrm0ILU2URruHVQVAegwEtiGy5fkK3BuKeniqjn5lMvHw5k_z6XkWj4AoGfvWt10oI2btAFpYapuWuzZlFJMoGM26CbPOmwd6pkU3NsgMieVgUlpdFSPhlkpljLs2OUpPSNoiRAUWI/s1600/hereafter3.jpg&imgrefurl=http://vertentesdocinema.blogspot.com/2011/01/alem-da-vida.html&usg=__Kgd2uM9tKORcdxT4b-YzlY-Aubw=&h=407&w=586&sz=68&hl=pt-br&start=29&zoom=1&tbnid=OsQV0maa9fi9dM:&tbnh=161&tbnw=210&ei=X4o0TYGpOc_SgQfPzuXBCw&prev=/images%3Fq%3D%2522Al%25C3%25A9m%2Bda%2BVida%2522%2522Clint%2BEastwood%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:10,855&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=498&vpy=186&dur=887&hovh=187&hovw=269&tx=144&ty=98&oei=yYk0TbvkDoPUgQf69eGYCw&esq=2&page=2&ndsp=18&ved=1t:429,r:14,s:29&biw=1360&bih=677

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.jornaldelondrina.com.br/midia/tn_620_600_alemda_vida_0601!.jpg&imgrefurl=http://www.jornaldelondrina.com.br/divirtase/conteudo.phtml%3Fid%3D1084237&usg=__EOwHXvYS5_z1jHMUaooFtsW1N-w=&h=394&w=620&sz=35&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=Cd4D3s87UwKXOM:&tbnh=122&tbnw=191&ei=1oo0TbqjO4PJgQfAnf3mCw&prev=/images%3Fq%3D%2522Al%25C3%25A9m%2Bda%2BVida%2522%2522Clint%2BEastwood%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:10,187&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=610&vpy=316&dur=13&hovh=179&hovw=282&tx=177&ty=91&oei=yYk0TbvkDoPUgQf69eGYCw&esq=4&page=1&ndsp=29&ved=1t:429,r:25,s:0&biw=1360&bih=677

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.planetatela.com.br/images/critica/452.jpg&imgrefurl=http://www.planetatela.com.br/cri.php%3Fcri_id%3D452&usg=__mbLuZxi9HvBXXDoSOf4ZkKbO8qE=&h=377&w=376&sz=39&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=mbSLLKTSErel_M:&tbnh=122&tbnw=123&ei=yYk0TbvkDoPUgQf69eGYCw&prev=/images%3Fq%3D%2522Al%25C3%25A9m%2Bda%2BVida%2522%2522Clint%2BEastwood%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:10,187&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=478&vpy=301&dur=607&hovh=134&hovw=134&tx=109&ty=77&oei=yYk0TbvkDoPUgQf69eGYCw&esq=1&page=1&ndsp=29&ved=1t:429,r:24,s:0&biw=1360&bih=677

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.marciosalem.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/09/Gritos.jpg&imgrefurl=http://www.marciosalem.com.br/blog/2010/09/&usg=__oMyPBioL42_qlCnCq9GxMRvhj7I=&h=252&w=448&sz=121&hl=pt-br&start=38&zoom=1&tbnid=WWDRQ-55YL4H5M:&tbnh=156&tbnw=211&ei=6Ys0TcLxDIbagAePpbDnCw&prev=/images%3Fq%3D%2522Gritos%2Be%2BSussurros%2522%2B%2522Ingmar%2BBergman%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D634%26tbs%3Disch:10,1022&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=226&vpy=377&dur=1578&hovh=168&hovw=300&tx=159&ty=113&oei=Zos0TczPMsrSgQe69cyQCw&esq=2&page=3&ndsp=21&ved=1t:429,r:15,s:38&biw=1360&bih=634

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhY6M6Gy25NC_tGJj04dCW3VVztHaazuzOdiY_aaxzGJoSHLRY2L8S2PWRdJufLBmdHq-iyEG6aMthLxY_OZYaA9B093PxIVC-XDsndF5nHAA6Vngm0kMmcCCEIx1PV23N0KynlAsfW_1B7/s1600/a+arvore.jpg&imgrefurl=http://cameracine.blogspot.com/2011/01/arvore-paisagem-e-luto.html&usg=__TIUmXJoNgfH_SxbKNb2jXBaiOIc=&h=755&w=528&sz=95&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=3M1x5CuuvNQ7UM:&tbnh=172&tbnw=149&ei=54w0Tc3YBsXpgQeV_dWtCw&prev=/images%3Fq%3D%2522A%2B%25C3%2581rvore%2522%2B%2522Julie%2BBertucelli%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D634%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=816&vpy=65&dur=720&hovh=269&hovw=188&tx=105&ty=128&oei=54w0Tc3YBsXpgQeV_dWtCw&esq=1&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:4,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://ci.i.uol.com.br/album/finalistas_2010_f_003.jpg&imgrefurl=http://cinema.uol.com.br/album/finalistas_2010_album.jhtm&usg=__fN6N-jtfm4WM2_1yiNkYDMoih2k=&h=500&w=800&sz=270&hl=pt-br&start=20&zoom=1&tbnid=W1ZLYKRZZf3QkM:&tbnh=147&tbnw=194&ei=O400TYvmCcjagQeKqoG5Cw&prev=/images%3Fq%3D%2522A%2B%25C3%2581rvore%2522%2B%2522Julie%2BBertucelli%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D634%26tbs%3Disch:10,400&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=1035&vpy=243&dur=81&hovh=177&hovw=284&tx=195&ty=93&oei=54w0Tc3YBsXpgQeV_dWtCw&esq=2&page=2&ndsp=21&ved=1t:429,r:6,s:20&biw=1360&bih=634

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/xtraga09.cineblog.com.br/images/gd/1274979534/Anticristo.jpg&imgrefurl=http://xtraga09.cineblog.com.br/39663/Anticristo/&usg=___hEuYmQrQ0EmVKgnfZ8QUidEDlc=&h=734&w=535&sz=64&hl=pt-br&start=45&zoom=1&tbnid=uC6-rCBAioWtRM:&tbnh=161&tbnw=121&ei=IY80TdHePNPAgQeOucyRCw&prev=/images%3Fq%3DAnticristo%2BLars%2BVon%2BTrier%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:10,1146&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=338&vpy=242&dur=481&hovh=263&hovw=192&tx=94&ty=131&oei=AY80TZy5FIHLgQeFpJCMCw&esq=3&page=3&ndsp=18&ved=1t:429,r:7,s:45&biw=1360&bih=677

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.omelete.com.br/images/galerias/illusionist//O-Magico-poster-19102010.jpg&imgrefurl=http://www.omelete.com.br/cinema/o-magico-critica/&usg=__uteKkwKohh8MIUGveOL2xQ8kbG8=&h=879&w=600&sz=133&hl=pt-br&start=200&zoom=1&tbnid=FKhkGrUrlNBQSM:&tbnh=162&tbnw=111&ei=EZA0TfqzHszTgAfG5OHeCw&prev=/images%3Fq%3D%2522O%2BM%25C3%25A1gico%2522%2522Sylvain%2BChomet%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:10,5667&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=320&vpy=217&dur=881&hovh=272&hovw=185&tx=104&ty=144&oei=sY80TcDiDsbDgQe-u4WZCw&esq=7&page=11&ndsp=17&ved=1t:429,r:7,s:200&biw=1360&bih=677

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://ci.i.uol.com.br/filmes/g/o_magico_2010_g.jpg&imgrefurl=http://dolangueiros.blogspot.com/&usg=__8lrnjlNHBYCz-YNnPqGp1z_yXUw=&h=400&w=583&sz=100&hl=pt-br&start=200&zoom=1&tbnid=TpzcpOwGn9Dg7M:&tbnh=161&tbnw=242&ei=bJA0TczYNYTqgQfYkLyQCw&prev=/images%3Fq%3D%2522O%2BM%25C3%25A1gico%2522%2522Sylvain%2BChomet%2522%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D677%26tbs%3Disch:10,5671&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=662&vpy=374&dur=1245&hovh=186&hovw=271&tx=161&ty=114&oei=sY80TcDiDsbDgQe-u4WZCw&esq=2&page=11&ndsp=17&ved=1t:429,r:14,s:200&biw=1360&bih=677

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.imagensgratis.com.br/imagens/original/imagens-de-toy-story-3.jpg&imgrefurl=http://www.imagensgratis.com.br/imagens-de-toy-story-3.html&usg=__VxRt8aAjPGt_ori8EI-5mCyPNLw=&h=313&w=394&sz=37&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=vdP4V8xcozkr4M:&tbnh=166&tbnw=221&ei=MpI0Tay7Ecb2gAeY87mCCw&prev=/images%3Fq%3Dtoy%2Bstory%2B3%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D634%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=848&vpy=95&dur=2089&hovh=200&hovw=252&tx=154&ty=104&oei=MpI0Tay7Ecb2gAeY87mCCw&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:4,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPeyKLJ2VXMaye1Hs9a4wEHfqzAMvgcu3D7BGYPm6pejbuVkaO7OVcXigj758uvflEh8iXaFERiFlqQy906Z9IRj4TpSS-eqvaDHrl0dONIGsLo0xxtvT5pO97Mu8FsnAWX-O08CIe61jL/s1600/fotos-da-tragedia-da-regiao-serrana-do-rio-teresopolis-34.jpg&imgrefurl=http://www.superativa.com/&usg=__Ia-Sm0yCloOL_ChqC8_crjDjIOI=&h=540&w=720&sz=98&hl=pt-br&start=218&zoom=1&tbnid=coHbQ_IBWAACwM:&tbnh=147&tbnw=197&ei=pJM0TbnBD4TWgQfsy_zNCw&prev=/images%3Fq%3DDesastre%2Bna%2BRegi%25C3%25A3o%2BSerrana%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D634%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10,6225&itbs=1&iact=hc&vpx=931&vpy=279&dur=1912&hovh=194&hovw=259&tx=127&ty=107&oei=qZI0TePtEcnagQfS87yrCw&esq=6&page=13&ndsp=18&ved=1t:429,r:10,s:218&biw=1360&bih=634

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://chicoandrade.files.wordpress.com/2011/01/34240-970x600-1.jpg&imgrefurl=http://chicoandrade.wordpress.com/&usg=__GtfTQh6keawQLuUn0PqsfTTBfXA=&h=600&w=970&sz=91&hl=pt-br&start=38&zoom=1&tbnid=KxCCVGd2mj5VDM:&tbnh=155&tbnw=226&ei=Opc0TanWFYHQgAf-zc2FCw&prev=/images%3Fq%3DBelas%2BArtes%2Bcinema%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1360%26bih%3D677%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10,13810,1381&itbs=1&iact=hc&vpx=320&vpy=231&dur=824&hovh=176&hovw=286&tx=129&ty=115&oei=PpY0TYKdHIjDgQfTnumYCw&esq=5&page=3&ndsp=17&ved=1t:429,r:13,s:38&biw=1360&bih=677

Nelson Rodrigues de Souza

Um comentário:

  1. Oi,Nelson
    Para comletar o ciclo,vou ver hoje "Tio Boonmee"
    Muito singular essa fase "espiritualizada", certamente por conta do inconsciente coletivo que se revolta com o materialismo desenfreado.
    Bjs
    Thereza

    ResponderExcluir